Como identificar um perfil falso no Facebook

O que é preciso fazer para identificar um perfil falso no Facebook? Que cuidados deve ter? Dizemos-lhe tudo.

Como identificar um perfil falso no Facebook
Não seja apanhado desprevenido

As redes sociais são um verdadeiro fenómeno de popularidade que nos cativam diariamente e que nos aproximam virtualmente, mesmo quando as distâncias físicas são grandes. Por vezes, contudo, há quem aproveite para criar perfis falsos para conseguir informações que não conseguiria de outra forma. Saiba como identificar um perfil falso no Facebook.

Identificar um perfil falso no Facebook passo a passo

Regra geral, não é muito difícil identificar um perfil falso no Facebook. Basta estar um pouco atento a todas as pistas que o perfil oferece, que até são bastantes. Vamos por partes:

Conhece a pessoa?

Este é um dos primeiros passos para quem pretende identificar um perfil falso no Facebook. Conhece a pessoa? Têm amigos em comum? Desconhece por completo? Então é melhor ter algum cuidado, antes de aceitar o pedido de amizade.

Tem amigos em comum?

Em princípio, um perfil falso no Facebook não deverá ter amigos em comum com o utilizador que recebe o pedido de amizade. Contudo, quem está por trás do perfil falso pode enviar um pedido de amizade a quem quiser, o que significa que o facto de ter 2 ou 3 amigos em comum não impede que estes também não tenham sido enganados.

Analise o perfil

Que informação está disponível no perfil? Os perfis falsos tendem a disponibilizar pouca informação e a ter pouca atividade. Analise o perfil e todo o conteúdo publicado – quanto mais recente for o perfil e todas as informações introduzidas, maior a probabilidade de ser falso.

Tenha atenção à fotografia de perfil

As fotografias oferecem imensa informação para quem pretende identificar um perfil falso. Abra a fotografia de perfil: foi adicionada há quanto tempo? Tem comentários de familiares ou amigos? A pessoa em questão respondeu aos comentários? Se o feedback é inexistente, a probabilidade de o perfil ser falso é grande.

perfil de facebook falso

Perigos de aceitar a amizade de um perfil falso

As redes sociais guardam imensas informações sobre nós. O nome, a idade, o local em que residimos, o local onde estudamos, onde trabalhamos, os nossos familiares, as nossas fotografias… Informações privadas que não gostávamos de ver por aí na praça pública, certo?

O grande perigo de aceitar um perfil falso no Facebook reside na possibilidade de estar a disponibilizar toda essa informação a alguém que não conhece e que a pode utilizar de forma mal intencionada.

Criar um perfil falso no Facebook é crime?

Criar um perfil falso no Facebook não é, por si só, crime. Qualquer pessoa pode criar um perfil falso – estima-se até que o Facebook tem milhões de perfis assim. O crime surge apenas quando alguém usurpa a identidade de outra pessoa através da criação de um perfil falso. E pode prologar-se a partir daí, porque uma coisa é criar um perfil com os dados de outrem, outra completamente diferente é utilizar esse perfil para difamar essa mesma pessoa.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.