Como ligar o PC à televisão

Bem… uma televisão não é assim tão grande como isso mas pode ser, seguramente, bem maior do que o seu monitor. Mas sabe como pode ligar o PC à televisão?

Como ligar o PC à televisão
É possível ter um monitor gigante!

Veja filmes 3D sem sair do sofá!Há quem prefira ligar o PC à televisão para ver filmes num ambiente muito mais imersivo. Ou simplesmente pela vontade de simular um pequeno cinema em casa. Embora essa seja a razão mais comum, as possibilidades são ainda maiores. Ligar o PC à televisão também pode passar pela vontade de aumentar o número de polegadas do seu monitor para poder trabalhar à vontade ou conversar com alguém pelo Skype… Enfim, cada um de nós com a sua razão. Mas como se faz para ligar o PC à televisão?
 

1. As portas

A sua primeira tarefa passa por descobrir que portas é que existem no seu PC, seja ele de secretária ou portátil. Computadores com menos de 6 anos deverão ter, quase de certeza, uma porta HDMI. Se não tiver uma porta HDMI, deverá ter uma porta VGA. São estas as duas portas mais populares e nas quais nos vamos focar neste artigo pela facilidade com que o utilizador comum lida com elas. 
 

2. Os cabos

A primeira coisa que tem de saber é que um cabo VGA é aquele cabo antigo que ligava o monitor ao seu CPU nos antigos computadores de secretária. Portanto, ainda deve ter um cabo desses aí em casa, certo? Mas atenção… os cabos VGA só transmitem a imagem. É por isso que preferimos os cabos HDMI para ligar o PC à televisão! Porque transmite imagem (com mais qualidade) e som. E não temos de nos preocupar com mais nada…

O seu PC só possui uma porta VGA? Há duas soluções bastante simples para o seu “problema” com o som. Pode ligar umas colunas externas ao computador tal como faz na sua secretária de trabalho. Ou então pode arranjar um cabo de áudio que transmita o som do computador para a televisão. 

Já possui o cabo necessário para ligar o PC à televisão? O próximo passo é bastante simples! Os Windows mais recentes já possuem atalhos que facilitam bastante a passagem dos conteúdos para uma televisão ou para um projetor. Basta pressionar a tecla Windows + P! Consegue ver as opções que lhe aparecem? Escolha para duplicar, para espelhar ou para ver os conteúdos só no seu segundo monitor. Atenção… a sua escolha influencia a forma como o conteúdo pode ser visto! Nada como ir testando as várias possibilidades para perceber qual é que gosta mais, certo?

Ligar o PC à televisão é fácil, tem poucos custos adicionais e as possibilidades podem ser imensas. Tudo depende do uso que pretende dar!
 

Novos Gadgets e os últimos gritos tecnológicos com a Subscrição da Newsletter do E-Konomista


Veja também: