6 dicas para saber como limpar a bateria do carro

Se quer saber como limpar a bateria do carro corretamente, este artigo é para si. Faça a correta manutenção desta peça vital para o seu veículo.

6 dicas para saber como limpar a bateria do carro
Tome nota das nossas sugestões

Costuma dizer-se “o que os olhos não vêm, coração não sente”. Infelizmente, no universo automóvel o que passa despercebido ao nosso olhar acaba por interferir no desempenho dos veículos. Esteja atento a todas as peças do seu carro para evitar surpresas desagradáveis (e ficar apeado). Se quer saber como limpar a bateria, temos o que precisa.

Afinal de contas, a bateria do seu carro é fundamental para que consiga deslocar-se. Uma bateria bem cuidada pode durar cerca de cinco anos, enquanto uma utilização desatenta pode levar à sua substituição ao final de três anos (ou menos).

Neste artigo vamos ajudá-lo a perceber como limpar a bateria do carro como um profissional e a evitar a sua substituição mais cedo do que o desejado.

Como limpar a bateria do seu carro como um especialista

1. Avalie o estado geral

Comece por verificar o estado geral da bateria. Procure eventuais rachadelas e pontos de fuga. Se for o caso, procure ajuda profissional, pois poderá ser necessário proceder à sua substituição.

2. Verifique os terminais da bateria

Se encontrar sujidade nos terminais da bateria, proceda à sua limpeza. É muito importante que estas peças estejam sempre bem limpas para evitar o seu desgaste e para prolongar a vida útil da bateria.

3. Desligue a bateria

Para desligar a bateria corretamente, comece pelo pólo negativo e depois pelo pólo positivo. Certifique-se de que não toca diretamente nestas peças.

bateria do carro

4. Limpe os terminais com uma mistura de água e bicarbonato de sódio

Se encontrar qualquer tipo de sujidade nos terminais da bateria, faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio (uma colher de água para duas de bicarbonato de sódio) até formar uma pasta.

Coloque a mistura nos terminais, deixe atuar durante uns minutos e, de seguida, utilize uma escova de aço para raspar e tirar a sujidade.

No final, passe um pano seco em torno dos terminais e de toda a bateria para retirar os resíduos de sujidade resultantes da operação de limpeza.

5. Previna futuras corrosões

Se quer saber como limpar a bateria como um autêntico profissional, esta dica é essencial, pois vai ajudá-lo a evitar problemas no futuro e a prolongar a vida útil desta peça.

No final da limpeza dos terminais, coloque um pouco de vaselina ou de algum tipo de gordura que esteja preparada para aguentar altas temperaturas sem queimar. Desta maneira vai evitar futuras corrosões.

6. Volte a ligar a bateria corretamente

Com o processo de limpeza completo, resta ligar a bateria. Comece por ligar o pólo positivo e depois o pólo negativo. Mais uma vez, tenha cuidado para não tocar nestes componentes diretamente. Utilize uma chave para apertar as peças e coloque as braçadeiras e a proteção plástica.

Agora que já sabe como limpar a bateria do seu carro, esteja atento ao desgaste desta peça. Boas viagens!

Veja também: