Como limpar o carro por dentro

Lembra-se daquele cheirinho a novo do seu carro? Algumas dicas para limpar o interior do seu automóvel e, quem sabe, voltar a sentir esse cheiro agradável.

Como limpar o carro por dentro
Dicas e o passo a passo para tornar as viagens mais agradáveis.

Manter o carro limpo é difícil. É um entra e sai frenético que se repete várias vezes ao dia e se é daquelas pessoas que nunca tem tempo para nada há uma coisa muito simples e que lhe ocupa apenas uns segundos do seu dia: sacudir os tapetes. Tira, sacode, volta a por. São apenas 20 segundos que podem fazer a diferença entre um carro muito sujo, para minimamente apresentável.
 
Para limpar o interior há duas opções:
  • pode levá-lo a empresas que fazem esse serviço de limpeza interior de detalhe, mas que cobram quantias pouco convidativas;
  • ou perder um pouco de tempo a mimá-lo. Para isso vai precisar de alguns utensílios. A maior parte já mora lá em casa, tal como o aspirador, líquidos limpa-vidros e panos, depois basta comprar alguns líquidos específicos para o interior do carro.
 

Por onde começar?

Se optar por sujar as mãos para limpar o interior do seu carro habitue-se a seguir alguns passos, porque é fácil esquecer-se de um ou outro local a limpar.
Fica a sugestão de uma ordem a seguir:
  • Tapetes
  • Estofos
  • Interior em geral
  • Tablier
  • Vidros
 
A lógica pode ser boa ou má. Diga-nos o que acha.
 

Limpar o interior do carro passo a passo

O local onde se acumula mais lixo é o chão, dessa forma será o primeiro local onde vamos atuar. Tal como um bombeiro, vamos atacar a base da chama.
 
1. Começa-se por retirar o lixo que se vai acumulando pelo chão do carro e também em todos os compartimentos de arrumação, mas que servem, muitas vezes de caixote do lixo.
 
2. De seguida, retira-se os tapetes e sacode-se.
 
3. Limpa-se os estofos com um aspirador ou com recurso a líquidos específicos para remoção de manchas, caso seja necessário.
 
4. Dos estofos passamos ao chão do carro aspirando as recordações (pedrinhas e resquícios de lixo) dos locais por onde passámos.
 
5. O próximo passo é dado nos locais onde ficaram armazenados lenços de papel, invólucros de rebuçados e muitas outras coisas. Falamos do porta luvas, porta copos, cinzeiro, e compartimentos de arrumação, limpando com um pano e spray de limpeza de tablier.
 
6. Com o spray numa mão e o pano na outra limpamos logo o tablier, para retirar o pó e dar aquele toque especial.
 
7. No fim, os vidros com o líquido próprio para não ficar qualquer mancha.
 

Uma última dica

Para a cereja no topo do bolo use um palito. Sim, um palito. É o amigo ideal para retirar a sujidade que se vai acumulando nas junções de plástico no tablier e nas portas, bem como na alavanca das velocidades.
 
Veja também: