Como limpar pincéis de maquilhagem

Aprenda a higienizar os seus pincéis de maquilhagem corretamente e de forma simples.

Como limpar pincéis de maquilhagem
Uma ação tão simples quanto necessária

Fique a par das últimas novidades da moda sem ter de sair de casaOs pincéis de maquilhagem estão em contacto não só com a pele como com os produtos que são aplicados - é essencial proceder à sua limpeza de forma eficaz.

Para saber como limpar pincéis de maquilhagem leia atentamente estas indicações, que lhe mostram como efetuar esta tarefa de forma simples e eficaz.

Os pincéis de maquilhagem apresentam diversas características, dependendo do tipo de produto que visam aplicar. Há pincéis compostos por apenas uma pequena esponja, outros compostos por um maior ou menor número de pelos, mais curtos ou mais compridos. O tipo de pelo também pode ser diferente - mais compacto para aplicação da base de maquilhagem, ou muito mais solto para aplicação dos vários tipos de pó.

 

Como limpar pincéis de maquilhagem


Diagnóstico

Quando os pincéis começam a apresentar uma textura gordurosa ou quando os pelos começam a ficar unidos e deixam de estar soltos, é altura de proceder à limpeza dos mesmos. Ao chegarem a este estado, os pincéis, além de deixarem de cumprir a sua função na perfeição, podem também ter acumuladas algumas impurezas que passarão, inevitavelmente, para a sua pele. Por isso é que saber como limpar os pincéis de maquilhagem é tão importante.



O passo a passo

O procedimento é extremamente simples, embora possa requerer alguma paciência:
  • Passo 1 - Molhar os pincéis em água abundante e tépida. Pode usar água corrente, mas que não seja agressiva para o pincel.
  • Passo 2 - Deve usar um champô suave ou um detergente como este para envolver todos os pelos do pincel. Vá massajando com cuidado os pelos, criando espuma suficiente para ir lavando todos os pelos.
  • Passo 3 - Enxague novamente os pincéis em água tépida (pode ser corrente, mas com pouca pressão). Repita os passos 2 e 3 até a água sair completamente transparente.
  • Passo 4 - Para proceder à secagem dos pelos - passo fundamental de como limpar os pincéis de maquilhagem - é importante não usar qualquer tipo de secador, pois o calor pode danificá-los. Use uma toalha limpa e, com muito cuidado, seque os pincéis, retirando-lhes a maior parte da água.
  • Passo 5 - Deixe os pincéis a secar ao ar até estarem completamente secos.

Para limpar pincéis de maquilhagem é fundamental não esquecer que todos estes passos devem ser executados com muito cuidado, já que não queremos danificar os pelos dos pincéis, que podem ser mais ou menos frágeis. A frequência com que se deve realizar esta operação depende do uso que dá aos seus pincéis. Não esquecer ainda que os pincéis devem ser de boa qualidade. Afinal, trata-se da pele do seu rosto, e ela pede sempre o melhor!
Estar na moda nunca saiu tão barato >>
Veja também: