Como mudar de tarifário

Como mudar de tarifário

Saiba como mudar de tarifário de telemóvel.

Conheça as nossas dicas para mudar de tarifário de telemóvel. Saiba como mudar de tarifário e quais os cuidados a ter antes de proceder à mudança.

Se encontrou, ou lhe foi apresentado, um tarifário de telemóvel ou um pacote de serviços mais vantajoso que aquele que dispõe atualmente, pode sempre mudar de tarifário. No entanto, a concretização da mudança de tarifário de telemóvel nem sempre é fácil, particularmente quando está associada a um período de fidelização. Saiba quais os cuidados a ter antes de mudar de tarifário de telemóvel, bem como algumas dicas para o fazer.
 

Como mudar de tarifário de telemóvel

Antes de pedir a alteração de tarifário, saiba se está abrangido por algum período de fidelização. Se for o caso tem duas hipóteses: esperar que termine o período de fidelização para depois fazer a alteração ou pagar a indemnização estabelecida contratualmente para cancelá-lo antecipadamente.
 
Depois de analisar os tarifários existentes da sua operadora móvel e da concorrência e ter encontrado o mais adequado para si, geralmente, basta, no caso dos tarifários pré-pagos, aceder à área de cliente do portal da operadora em causa ou em alternativa ligar para o serviço de apoio ao cliente (chamada paga). Já no caso de a mudança implicar um pós-pago, deverá ter de preencher um formulário de adesão numa loja ou no portal da operadora.
 
Nas três operadoras móveis, a alteração de tarifário só é gratuita na primeira vez. Nas seguintes custa entre seis e oito euros e é, habitualmente, debitada diretamente do seu saldo, ou seja, terá que dispor do valor em causa no momento da alteração.
 

Dicas e cuidados a ter ao mudar de tarifário

  • Compare os preços de tarifários com os seus consumos habituais de chamadas, mensagens escritas e dados para encontrar o que melhor se adequa a si;

  • Peça todas as condições do novo tarifário;

  • Se a mudança de tarifário também implicar a mudança de operadora verifique se o telemóvel não está bloqueado à anterior rede móvel. Se estiver bloqueado poderá ter de pagar o desbloqueio. No caso de implicar mudar de operadora tenha também cuidado com a rescisão do contrato para não ficar com dois contratos em simultâneo;

  • Lembre-se que se o tarifário que vai mudar estiver associado a um pacote de serviços mais alargado (por exemplo, telemóvel, internet e tv), dificilmente poderá mudar o tarifário do telemóvel e manter as condições do restante pacote de serviços;

  • Saiba se existe contratualmente algum prazo para avisar a operadora de que pretende cancelar o seu tarifário e se sim for qual esse prazo;

  • Tenha em mente que a mudança de tarifário, muitas vezes, implica novo período de fidelização que pode ir até a um máximo de 24 meses.
 
Veja também: