Publicidade:

Como poupar dinheiro na Páscoa: 14 dicas úteis

Sabe como poupar dinheiro na Páscoa, mesmo que tenha dez afilhados? As melhores dicas estão no E-Konomista e são mesmo boas.

Como poupar dinheiro na Páscoa: 14 dicas úteis
Dicas para uma Páscoa à medida da sua carteira

Semelhante ao Natal, a Páscoa é uma festividade com um grande apelo ao consumismo e uma altura em que o orçamento leva um rombo. Para quem tem um, dois ou muitos mais afilhados, então nem se fala! Mas é possível evitar isso. Saiba como poupar dinheiro na Páscoa sem que ninguém fique descontente e mantendo as tradições.

Como em todas as dicas de poupança, basta um pouco de organização e criatividade. Da comida às prendas, damos dicas preciosas para celebrar a Páscoa sem gastar demasiado.

Como poupar dinheiro na Páscoa: organize-se

como-poupar-dinheiro-na-pascoa

Um princípio básico para gastar o mínimo possível é não deixar nada para a última hora. Com tempo conseguirá ir a vários sítios para comparar preços, quer de comida, quer de prendas, e ir ao mais barato.

É uma dica do dia-a-dia mas que vale muitos euros em épocas festivas. Faça uma lista do que precisa e siga à risca. Assim, na hora de ir às compras, não se tenta com coisas que são desnecessárias e que só o vão fazer gastar mais dinheiro.

Como poupar dinheiro na Páscoa: na comida

como-poupar-dinheiro-na-pascoa

À boa maneira portuguesa, a Páscoa celebra-se em família e à volta de uma mesa farta. São quase sempre muitas bocas para alimentar e com petiscos mais requintados. Mas há formas de manter a tradição poupando.

Se recebe o Compasso e quer ter ofertas de comida e bebida, faça em casa em vez de comprar. Pode fazer um bolo que rende mais às fatias, sandes variadas, sumos naturais de fruta da época, salada de fruta. São opções saudáveis e que custam pouco.

Se tem a tradição de assar cabrito para a família toda opte por comprar anho que é mais barato. Ou então escolha um tipo de carne mais acessível como frango ou peru.

Se a comadre lhe pergunta se quer que leve alguma coisa para o almoço, diga que sim. Ninguém gosta de ir para casa dos outros de mãos a abanar, portanto, aceite contribuições dos restantes membros da família. Um pode levar entradas, outro bebidas ou sobremesas, e sempre poupa esse dinheiro e trabalho!

Como poupar dinheiro na Páscoa: nas prendas

como-poupar-dinheiro-na-pascoa

Na Páscoa é tradição os padrinhos oferecerem uma prenda generosa aos afilhados (mesmo quando só os veem uma vez por ano) e os afilhados retribuírem o gesto dando um ramo à madrinha. Mas a tradição já não é o que era e há que adaptar os hábitos ao tempo em que vivemos e ao orçamento que temos. Estipule um valor máximo para as prendas e siga estas dicas para poupar, mantendo o espírito da ocasião.

Prendas para os afilhados

As prendas para os afilhados (e há quem tenha à meia dúzia!) são o que leva a maior fatia do orçamento. Mas não é preciso gastar fortunas para oferecer algo que fique na memória. Tome nota destas 5 ideias:

1. Faça os seus próprios ovos de chocolate em casa ou substitua-os por um saco de gomas ou bombons. Para embrulhar, use o pote de vidro dos pickles que já acabaram, um cone de gelado ou uma caixinha de papel e decore com papel celofane, fitas ou pompons;

2. Ofereça uma experiência, como uma ida ao jardim zoológico, ao Circo, uma viagem de avião dentro de Portugal em low-cost, uma aula para uma atividade que os afilhados queiram muito experimentar ou um álbum de fotos com momentos que passaram juntos;

3. Evite a oferta de dinheiro. Opte por algo que seja necessário ou que dê jeito: uma peça de roupa, material escolar, um brinquedo didático;

4. Abra uma conta no banco em nome do seu afilhado com 25 euros e vá depositando um montante todos os anos ou em ocasiões especiais como aniversário, Natal e Páscoa;

5. Se tem jeito para a costura faça uma peça de roupa, um saco ou acessório para oferecer. Se a sua arte for pintura ofereça um quadro alusivo ao desporto favorito do seu afilhado, por exemplo.

Prendas para os padrinhos

O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o Dia dos Ramos. Já lá vai o tempo em que os afilhados ofereciam às madrinhas um ramo de oliveira benzido. Agora compram-se ramos nas floristas que ficam caríssimos. Mas há outras opções. Veja estas 5 ideias originais:

1. Se não quer fugir à tradição das flores peça ao seu vizinho que tem o quintal recheado se pode colher algumas para um ramo. Em alternativa, faça um ramo de flores de tecido recheadas de alfazema ou ofereça um vaso de cato;

2. Se os padrinhos são um casal ofereça um cabaz de diversão para dois. Por exemplo tudo que precisa para: uma sessão de cinema caseiro (um filme, bebidas, pipocas e chocolates); um churrasco em casa (um chouriço e uma taça de barro para assar, um pack de 4 cervejas e um avental personalizado);

3. Uma moldura bonita com fotografias do afilhado também é uma boa opção;

4. Ofereça aos padrinhos do seu filho chocolates personalizados com o nome ou com uma fotografia do afilhado;

5. Use frascos vazios que tem em casa e recheie de biscoitos feitos por si e pelo seu filho/a. Use um desenho dele/a para decorar.

Como poupar dinheiro na Páscoa: na decoração da casa

como-poupar-dinheiro-na-pascoa

Festa não é festa sem uma decoração alusiva à ocasião, mas isso não significa que tenha que gastar muito dinheiro. Pode fazer tudo em casa sem grandes gastos. Por exemplo:

1. Imprima imagens de coelhinhos e ovos da Páscoa retirados da internet e una com um fio para fazer uma grinalda e colocar na parede;

2. Compre packs de guloseimas, ponha em boiões decorados e espalhe pelas mesas;

3. Pode encher um vaso com ramos de árvore e suspender ovos da Páscoa com fitas coloridas;

4. Lembra-se de pintar ovos da Páscoa na escolinha? Procure tutoriais e faça o mesmo para a sua festa.

Como poupar dinheiro na Páscoa: em roupa

como-poupar-dinheiro-na-pascoa

No domingo de Páscoa é tradição estrear uma roupa nova. Mas a fatiota pode ficar cara e se tiver uma família numerosa o custo pode ser incomportável. Para evitar grandes gastos, aproveite os saldos de fim de estação ou reaproveite alguma peça mais formal que tenha usado antes num casamento ou batizado.

Pode também fazer troca de roupa com amigas ou irmãs ou comprar apenas acessórios bonitos para compor o look. Se vai estar em família não será preciso vestir de gala, basta que esteja arranjado e confortável. Simplifique e aproveite a festa!

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.