Como poupar dinheiro na Páscoa

Também é possível poupar dinheiro na Páscoa. Ainda que tenha dez afilhados. As melhores dicas estão no E-konomista e são mesmo boas! Confirme agora.

Como poupar dinheiro na Páscoa
Dicas para uma Páscoa à medida da sua carteira.

Para poupar dinheiro na Páscoa sem deixar cair a tradição basta fazer pequenos ajustes. Pode continuar a juntar a família à volta de uma mesa farta, oferecer presentes aos seus afilhados e até estrear uma roupa nova para dar as boas-vindas à primavera. Não acredita? Mais uma razão para não perder as nossas dicas.
 

7 dicas para poupar dinheiro na Páscoa

1. Para poupar na Páscoa vamos começar pela nossa dica preferida: a lista. Se vai fazer um pequeno-almoço de Páscoa para receber o Compasso, um almoço para reunir a família ou se tem dez afilhados a quem oferecer folar (há mesmo quem tenha!), faça uma lista para enumerar tudo o que tem que fazer e quanto vai precisar gastar.
 
2. Comecemos pelo pequeno-almoço de Páscoa: se é tradição na vossa família oferecer o pequeno-almoço à Cruz, vai poupar dinheiro esta Páscoa se, em vez de comprar os pães, biscoitos, croissants ou sumos os fizer em casa. Adiante as coisas na tarde anterior e assim só tem que acordar um pouco mais cedo. Vale a pena e é tão mais saboroso!
 
3. Em muitas casas portuguesas a tradição é almoçar cabrito assado com batatinhas. Se quer poupar dinheiro na Páscoa, mantenha a marinada e faça tudo igual mas substitua o cabrito por outra carne mais barata, como peru, porco ou frango.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.
4. Não faça tudo sozinho! Deixe os convidados contribuir. Já sabe que, no E-konomista, achamos que o sogro tem que levar o vinho, a sua prima leva uma sobremesa e a sua tia fica encarregue das entradas. Diga que fomos nós que sugerimos!
 
5. Se cumpre a tradição de oferecer o ramo aos padrinhos, continue. Por cá somos fãs de tradições e sabemos como as manter sem gastar muito dinheiro. Troque o ramo feito na florista por um molho de flores do seu jardim. Melhor: ofereça um pequeno vaso de amores perfeitos, narcisos, flor-da-fortuna ou mesmo orquídeas – há baratas em hortos, hipermercados e no Ikea.
 
6. Por falar em tradições de Páscoa, lembramos da nossa preferida: roupa nova! Também a pode manter, só precisa escolher lojas mais em conta. Temos as sugestões perfeitas neste artigo.
 
7. Por fim, o folar. Ser convidado para padrinho de uma criança é uma grande honra que não pode ser recusada, mas quando já soma três, cinco ou dez afilhados, a sua carteira começa a queixar-se. Temos várias sugestões para poupar dinheiro na Páscoa mas, ainda assim, fazer as alegrias dos seus afilhados. Tome nota:
  • Compre sacos de chocolates em miniatura, amêndoas, rebuçados e gomas e faça pequenos cestos de guloseimas.
  • Faça os ovos de chocolate em casa. São tão melhores! Numa pesquisa rápida online, encontra muitos tutoriais.
  • Para os mais pequenos pode juntar um livro para colorir e uns lápis de cor. 
  • Se tem jeito para a costura, faça os seus próprios presentes. Duma camisa de homem faça outra para uma criança, com pouco tecido faz os calções, entre outras soluções. Já sabe: não faltam tutoriais online.
  • Além dos doces ofereça tempo em forma de vale: vale uma visita ao Portugal dos Pequenitos, uma festa de pijama em casa da madrinha, uma ida ao cinema, uma visita ao Jardim Zoológico, uma tarde de bola com o padrinho, etc. Deixe estas ofertas para quando tiver a carteira mais recheada.
 
Veja também: