Saiba como preparar lulas na perfeição

São muito fáceis de cozinhar, mas nem todos sabem prepará-las corretamente: siga os nossos passos e dicas para preparar lulas como um chef.

Saiba como preparar lulas na perfeição
Dicas e técnicas para cortar e preparar lulas

Para saber como preparar lulas na perfeição basta seguir com atenção os passos que lhe mostramos a seguir.

As lulas são muito simples de cozinhar e são o centro de pratos e receitas deliciosas. Por isso é tão importante que saiba prepará-las corretamente. Além disso, as lulas frescas e inteiras são muito mais saborosas do que as lulas congeladas – ou até mesmo já partidas. Parece o mote ideal para a próxima refeição? Então, fique atento e tome nota.

Como preparar lulas para pratos deliciosos: passo a passo

como preparar lulas na perfeição

É mesmo muito diferente preparar receitas com lulas acabadas de preparar, pois ficam muito mais saborosas e resultam em pratos mais interessantes. Arrisque-se e experimente preparar as lulas seguindo as dicas que lhe deixamos a seguir. Vai ver que é fácil e que consegue fazê-lo sem problema. Preparado?


Passo 1

Comece por puxar a cabeça da lula, segurando o corpo. Faça força suficiente para que a parte da cabeça e tentáculos se separe do corpo da lula.

Passo 2

Com uma faca bem afiada, corte a cabeça da lula, separando para um lado os olhos e o que saiu do interior da lula, e para outro lado os tentáculos. A cabeça não é usada na confeção.

Passo 3

Na base do conjunto dos tentáculos, encontra-se um bico que deve ser retirado, pressionando na direção dos tentáculos.

Passo 4

Retire as barbatanas da lula, aparando-as com uma faca. Contudo, também pode optar por puxá-las para trás, segurando o corpo, e elas sairão com relativa facilidade.

Passo 5

De seguida, é necessários remover a cartilagem dura que está dentro do corpo da lula. Para isso, sinta-a com os dedos, agarre-a com firmeza e puxe-a para o exterior. Verifique que não ficou nenhum pedaço de cartilagem dentro da lula antes de começar a cozinhar.

Passo 6

Para retirar todos as entranhas da lula, pode usar uma faca para pressionar da ponta até à saída, ou então use os dedos para retirar todo o interior.

Passo 7

Por fim, é necessário retirar a membrana que cobre o corpo da lula. Para isso, corte a ponta mais fina do corpo da lula e levante a membrana. Puxe-a com os dedos e sairá toda sem grande resistência.

Passo 8

Lave muito bem o corpo da lula (por dentro e por fora), usando apenas água corrente. Lave também os tentáculos. De seguida, a lula está pronta para ser cozinhada. O corpo pode ser usado inteiro, para rechear, por exemplo, ou cortado em anéis.

Embora a tarefa de preparar as lulas não seja a mais agradável atividade na cozinha, especialmente porque a viscosidade pode impressionar alguns cozinheiros, a verdade é que cozinhar lulas acabadas de preparar oferecem um resultado surpreendente. Acredite: os seus pratos nunca mais serão os mesmos.

Veja também: