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Como ser mais produtivo no trabalho

Ser produtivo no trabalho pode ser difícil quando há tanto o que fazer. Como priorizar? Como focar? Quando desligar? As nossas dicas talvez ajudem.

Como ser mais produtivo no trabalho
12 dicas para fazer o que tem que ser feito.

As pessoas assumem que ser mais produtivo no trabalho, é apenas completar o maior número de tarefas no menor número de horas. Na verdade, tem mais a ver com qualidade do que com quantidade. Definir as prioridades do seu dia é fundamental para atingir os seus objetivos e para se focar nas coisas que lhe vão trazer mais sucesso. Precisa de ajuda para ser mais produtivo? Veio ao sítio certo.


12 Dicas para ser mais produtivo no trabalho


1. É importante organizar o dia a pensar no seu corpo. Ou seja, se tem mais energia durante a manhã, faça as tarefas mais complexas, que exigem mas de si, nesses períodos. Deixe as tarefas mais corriqueiras, ou que não precisam de tanta dedicação mental ou física, para o final do dia.

2. Organize o seu tempo dando prioridade ao que é mais importante. Sabe o que é mais importante? Dê prioridade às suas tarefas tendo em conta o ROI, ou seja o retorno sobre o investimento. Use um calendário ou faça uma lista diária com as tarefas ordenadas por importância.

3. O cérebro está preparado para responder a determinados padrões. Definir algumas rotinas diárias, faz com que seja mais produtivo e eficiente. Por exemplo, defina regras para organizar os e-mails, documentos ou iniciar novos projetos.

4. O cérebro também está preparado para agrupar tarefas idênticas. Defina um período para responder a todos os telefonemas e e-mails, por exemplo. Atender chamadas enquanto está a completar uma tarefa só vai prejudicar a sua produtividade. Se não conseguir de uma vez, faça-o sempre no final do dia, nunca deixe para o seguinte.

5. Umas tarefas são mais complexas e cansativas do que outras. Escrever, criar ou definir estratégias exige muito esforço mental e o cérebro só consegue estar focado por um determinado período. É fundamental fazer pequenos intervalos para que o corpo descanse e retome mais produtivo. Dê uma volta pelo escritório, faça um lanche e depois volte ao trabalho.

6. Prepare uma lista de tarefas simples e rápidas para fazer em apenas cinco minutos, naqueles momentos em que se sente com menos energia. Pode ser uma pesquisa online, imprimir alguns documentos ou arrumar a secretária. É uma forma de se manter produtivo no trabalho quando a concentração falha. 

7. Liberte-se dos pensamentos que o distraem. Está a escrever e chega-lhe uma ideia para um projeto, lembra-se daquele e-mail que é preciso responder ou ocorre-lhe que não sabe o que vai fazer para o jantar. O truque é anotar esses pensamentos e ideias para mais tarde lhes dar seguimento.

8. Mesmo as tarefas aborrecidas têm que ser feitas. A única forma de se manter produtivo no trabalho é fazer destas tarefas momentos divertidos. Talvez ouvindo música ou mesmo mudando de ambiente, trabalhando em casa, por exemplo.

9. Procrastinar pode não ser mau. É, na verdade, um alerta do seu corpo a que deve estar atento. Quando acontecer pergunte-se: porquê? A ideia ainda não chegou? O que precisa fazer para mudar isso? Será que tem competências para o trabalho? Anote as respostas numa lista e foque-se no que é importante. 

10. Se surgir algo cuja resolução é rápida e apenas lhe toma alguns minutos, faça. Não vale adiar e acumular mais uma coisa ao meu monte de tarefas. Contudo, isto apenas serve para situações que, pela sua simplicidade, são a exceção.

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11. Mantenha a sua secretária ou escritório limpo e arrumado. O que não precisa tem que sair da sua área de trabalho ou só o vai atrasar. Digam o que disserem, do caos não sai nada de bom. 

12. Há qualquer coisa nos deadlines que nos faz focar, por isso, seja rigoroso nos horários. Comece a trabalhar cedo e saia à hora certa. Não adianta dizer que acaba quando acabar o trabalho. Com tanto o que fazer, isso é quando mesmo?


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