Ana Luísa Machado
Ana Luísa Machado
30 Abr, 2018 - 11:01

Como ser um bom líder: 8 dicas essenciais

Ana Luísa Machado

Sabe como ser um bom líder? Além de excelentes competências técnicas, descubra as melhores atitudes para garantir uma liderança de sucesso.

Como ser um bom líder: 8 dicas essenciais

Bons líderes são pessoas capazes de se envolver, motivar, influenciar, resolver conflitos e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores, em prol dos melhores resultados. Descubra como ser um bom líder com as 8 dicas que selecionámos.

Como ser um bom líder em 8 passos

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1. “Vestir a camisola”

Um bom líder deve ser um exemplo de excelência para os seus colaboradores. São constantemente observados e servem de modelo para toda a dinâmica de trabalho. Devem estar comprometidos com a sua equipa e ser inspiradores, afinal representam em pessoa os valores que a organização defende.

2. Adaptabilidade e flexibilidade

As pessoas com estas duas características possuem uma maior capacidade de tomar decisões em contextos de mudança. Saber reagir às adversidades, saber encarar o mercado em constante transformação, é fundamental para quem quer ser um bom líder e alcançar o sucesso.

3. Boa Comunicação

Uma característica chave de como ser um bom líder é saber comunicar. Conseguir expressar de forma clara e objetiva a sua visão, para que a sua equipa entenda na perfeição o que lhes quer transmitir. Deve ser também um bom ouvinte e permitir sempre que os seus colaboradores expressem as suas ideias e emoções.

4. Inspirar segurança

Encorajar os seus colaboradores a expressarem as suas ideias e opiniões, é um ótimo exemplo de como ser um bom líder. Incentivar a equipa é um papel fundamental para criar um ambiente seguro, em que todos tenham confiança em expor as suas ideias e pontos de vista.

5. Dar feedback

O feedback é essencial para a evolução da sua equipa e para conseguir atingir padrões de excelência. Um ponto chave de como ser um bom líder, é saber transmitir pontos positivos e negativos ao seu colaborador. Irá potenciar relações de confiança, elevar níveis de produtividade, minimizar conflitos e aumentar a motivação da sua equipa.

6. Delegar com eficiência

É importante saber delegar tarefas de forma consistente e criar uma boa relação de confiança, com aqueles que irão assumir essas responsabilidades. Ser um bom líder significa integrar a sua equipa, coordenar eficazmente as atividades que ela desempenha e estimular uma motivação constante nos seus colaboradores.

7. Motivação

Um grande exemplo de como ser um bom líder, é ter a capacidade de motivar a sua equipa. Permitir que os seus colaboradores pensem em soluções para um problema, pode ser um bom exemplo de como incentivá-los. Por isso, motive a sua equipa a pensar “fora da caixa”, reconheça o seu valor e demonstre a importância das suas ideias.

8. Conheça a sua equipa

Fazer um discurso único e achar que todos vão absorver a sua mensagem da mesma forma é um erro comum. Cada pessoa tem as suas particularidades e é isso que as torna únicas. Procure conhecer melhor a essência dos seus colaboradores, motive-os nessa direção e potenciem juntos grandes resultados.

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