Como ser um bom líder

A liderança é uma das matérias mais vezes discutidas e estudadas. Existem muitas teorias sobre a liderança, mas há alguns atributos essenciais para ser um bom líder. Saiba quais.

Como ser um bom líder
7 Atitudes e dicas para ser um líder capaz

Como ser um bom líder? Esta é a questão mais vezes efetuada por quem alguma vez se colocou na posição de liderar algo ou alguém. Não sendo uma questão de resposta taxativa, existem aspetos fundamentais que qualquer líder ou aspirante necessita saber. Apresentamos 7 atitudes e dicas que respondem à questão.


1. Capacidade para motivar

Um bom líder deve conseguir motivar os seus colaboradores. Existem muitas formas de manter alguém motivado. Mostrar um caminho de progressão, reconhecimento e a criação de objetivos tangíveis são algumas delas.


2. Competência

Um líder tem de ter forte competência e sabedoria na área que está a liderar. Este conhecimento profundo será fulcral para tomar decisões e levar os seus colaboradores a acreditar nelas.


3. Construa confiança

Inquestionavelmente, alguém confiante no que está a fazer tem mais propensão para atingir o sucesso. Um bom líder deve ser confiante, desconfiar de sua liderança será fatal, e trazer confiança para os seus colaboradores.


4. Boa comunicação

Ser capaz de descrever, de forma clara e sucinta, aquilo que pretende é extremamente importante. Mas mais importante ainda é a sua equipa entender e acreditar na sua ideia. Tem de ser capaz de transpor a sua visão para os seus colaboradores para que todos trabalhem para o mesmo objetivo. Um bom líder é também um bom ouvinte.


5. Saber delegar

Ninguém é capaz de fazer tudo ou resolver todos os problemas e quem pensar o contrário nunca será capaz de liderar. Saber distribuir as tarefas de forma consistente e segura e confiar nos seus colaboradores, naqueles que assumiram as responsabilidades por si delegadas, são predicados necessários num líder.


6. Não ter medo de falhar

O medo de falhar é o primeiro passo para o fracasso. É já um chavão, mas a sua aplicação em matéria de liderança não deixa dúvidas. O medo de falhar bloqueia as decisões e as grandes ideias. O importante é ser capaz de reagir às adversidades e aprender com cada erro.


7. Seja autêntico

Os bons líderes são eles próprios e não se tentam fazer passar por outra pessoa. Os seus comportamentos, ações ou palavras devem ser congruentes com o que realmente pensa e sente dentro de si. Este aspeto será, também, crucial para o item da construção da confiança.


Veja também: