AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como ter ideias: 5 dicas infalíveis

Precisa de terminar um projeto e não sabe como ter ideias? O brainstorming é a técnica que o poderá ajudar a encontrar ideias novas. Tome nota das nossas dicas.

Como ter ideias: 5 dicas infalíveis
Não sabe como ter ideias? Siga as nossas dicas

Nem sempre as ideias surgem quando precisamos porque, ter ideias, não é só uma questão de sorte. Para ser criativo é também preciso algum método e, felizmente, aprender como ter ideias é também uma questão de prática. Confira aqui as 5 dicas para facilitar o processo de ter ideias e que o vão ajudar a estimular a sua criatividade. Prepare-se para ter ideias!
 

5 dicas para ter mais e melhores ideias

 

Treine o seu cérebro

Quer saber como ter ideias? Trate o seu cérebro como um músculo, exercite-o e mantenha-o em forma. Faça jogos de associação de palavras, jogue Sudoku, palavras cruzadas ou jogos de acuidade visual. Procure jogos online que o ajudem a desenvolver competências e a estimular a criatividade.
 

Saia da rotina

Sempre que possível, saia fora da sua zona de conforto. Conheça outras realidades e arrisque fazer coisas que nada têm a ver consigo ou que nunca pensou fazer. Esta é uma forma de aprender como ter ideias. Sair do seu padrão de atuação, vai obrigá-lo a estar mais atento ao que se passa à sua volta, dê tempo para observar todos os pormenores e, desta forma, conseguirá mais material de informação e inspiração para ser criativo.
 

Leia sobre diversos assuntos

É importante ler sobre a sua área e até tornar-se num especialista no seu âmbito mas ler e estudar sobre os mais diversos assuntos vai ajudá-lo a como ter ideias. Experimente também conhecer um assunto de várias formas diferentes. Alimente o seu cérebro, aumente a sua bagagem de conhecimento para conseguir chegar às melhores ideias.
 

Conheça pessoas novas

Conhecer pessoas novas é uma boa forma para ter mais e melhores ideias. Conviva com pessoas de outras áreas e com percursos profissionais alternativos ao seu. Junte pessoas que sejam o mais diferentes possível com diferentes experiências de trabalho, diferentes hobbies, diferentes contextos académicos e até mesmo com feitios diferentes. Conheça pessoas de outros países ou cidades, conheça outras realidades, outras visões e perspetivas. Aprenda a ouvir, observar e absorva essas diferenças enriquecedoras.
 

Não tenha medo de errar

“Errar, errar melhor” é o caminho a seguir e uma das melhores formas de para ter ideias. Tenha sempre um caderninho consigo, aponte todas as ideias que lhe passarem pela cabeça por mais absurdas que lhe pareçam. Não as censure, nem tenha medo de errar. Deixe-as repousar, não pegue logo nelas. Faça outras coisas, fale com outras pessoas, distraia-se das ideias e só depois volte a reler as suas notas iniciais e rescreva-as.

Veja também: