Como tirar o melhor partido das promoções

As promoções têm o poder de seduzir muitos consumidores, mas nem todas correspondem a boas compras. Saiba tirar partido das promoções sem gastar no que não deve.

Como tirar o melhor partido das promoções
9 dicas úteis.

Promoções! Basta esta palavra afixada em qualquer vitrina ou prateleira para despoletar, na grande maioria dos consumidores, curiosidade. O objetivo é precisamente esse, chamar a atenção e levar os clientes a efetuar compras com base no apelo da impulsividade de tirar partido das promoções.

Mas nem tudo o que é barato se traduz num bom negócio. Na ânsia de conseguir uma boa compra, acabamos por não ver as armadilhas que as promoções escondem e acabamos por lamentar determinada aquisição. Assim, descrevemos algumas dicas para comprar de forma racional e tirar o melhor partido das promoções.
 

9 Dicas sobre como usufruir das promoções

 

1. Planeie as suas compras

Planeie em casa o que realmente precisa de comprar e faça uma lista de produtos que, pela sua especificidade, podem ser boas compras se estiverem em promoção, mesmo que não sejam uma necessidade imediata. Reveja também os vales de desconto disponíveis e leve-os consigo, se forem de produtos de que necessita.

Ao ter as compras planeadas faz também com que não precise de perder tempo a olhar para outros produtos que possivelmente estejam em promoção, mas de que não precisa. Assim não se deixa tentar pelos mesmos.

 

2. Seja organizado quanto às promoções

Além de ter de fazer uma lista de compras para saber o que vai comprar, precisa também de se organizar quanto às promoções que estão disponíveis. Se tiver tudo desorganizado e olhar para os cupões que tem no interior da loja, pode facilmente deixar passar um ou outro, e perde assim a oportunidade de poupar alguns euros.

 

3. Não compre produtos só porque estão em promoção

Não ceda a impulsos. Não compre um produto desnecessário só porque está com uma boa promoção em cima. Nos hipermercados use as promoções, essencialmente, em produtos de uso quotidiano.

Não vale a pena atirar-se a um produto que está a um preço fantástico, para depois o deixar em casa a ganhar pó. Assim quem está a tirar partido das promoções são as lojas, e não você.

 

4. Aproveite produtos de uso constante e com prazos de validade largos

Se estiver na presença de uma boa promoção, aproveite para comprar produtos de uso constante, como por exemplo, azeite, fraldas e peixe/carne fresca (que pode cortar aos bocados e congelar). No entanto, com outros produtos deve ter cuidado com o prazo de validade. Compre produtos com prazo de validade alargado ou não ultrapasse o stock que não vai conseguir usar dentro do prazo. Não vale a pena estar a estragar produtos apenas porque estes estão em promoção.

Pode sempre tirar partido das promoções, também, ao comprar em grande quantidade produtos não perecíveis, desde que os preços acabem por compensar. Gasta mais ao inicio, mas acaba por valer a pena.
 
 

5. No vestuário, pesquise tendências futuras e aposte em peças-chave

Para tirar real partido das promoções em roupa, deve ter atenção para não comprar por impulso peças que nunca vai usar. Pesquise as próximas tendências para não comprar vestuário com uma vida útil limitada na moda. Aproveite para comprar peças intemporais e/ou essenciais/básicas. No fundo, faça por comprar peças que lhe sejam benéficas por mais tempo, tendo em conta os custos.

 

6. Esteja atento a preços e faça comparações

Esteja atento ao valor do produto, antes da promoção, para ter a certeza que o mesmo não está inflacionado. Além disso, pense se vale a pena comprar um artigo em promoção, sendo este mais caro do que aquele que compra habitualmente. Por vezes estes artigos em promoção podem ser de maior qualidade e/ou quantidade, ou então podem simplesmente estar a fazê-lo gastar mais dinheiro.

O segredo é comparar o preço da unidade, litro ou quilograma. Vale também a pena comparar os preços de vários produtos em diferentes lojas, e ter a noção do valor de cada um. Assim poderá sempre saber se se depara com uma boa ou uma má promoção.

 

7. Esteja atento a novas promoções

Para poder tirar partidos das promoções que existem deve estar sempre atento, para não perder as que lhe podem ser mais benéficas. O melhor é pesquisar ativamente que promoções estão a decorrer a qualquer momento, pois assim vai poder poupar muito.

Com uma simples pesquisa na internet pode facilmente encontrar os folhetos de várias superfícies comerciais, e em alguns minutos encontra com facilidade promoções de produtos que usa regularmente.

 

8. Procure ativamente cupões de desconto

Além de estar atento a promoções, deve também estar atento a cupões que possam surgir. Existem vários sites que agregam estas promoções: sites como o Tudo a Custo Zero ou o Radar dos Descontos. Saber onde encontrar estes cupões é meio caminho andado para tirar partido das promoções e poupar centenas de euros ao fim de uns tempos.

 

9.  Não tenha pressa

Para tirar partido das promoções da melhor maneira possível vai ter que perder tempo a fazê-lo. Seja a comparar preços, a organizar-se ou a fazer a sua lista de compras, o tempo vai passando. Verá, no entanto, que não é tempo desperdiçado pois vai notar a diferença na conta bancária no fim do mês.

Como é natural ter pouco tempo disponível,  terá de fazer hábito de certas atividades para conseguir aproveitar. 

Veja também: