21 companhias de voos low cost a operar em Portugal

Quando pensa em voos low cost só se consegue lembrar da Ryanair? Não deixando de ter razão, há muitas outras companhias - e destinos! - a explorar.

21 companhias de voos low cost a operar em Portugal
A planear as próximas férias?

Os voos low cost foram alvo de um tremendo crescimento em Portugal nos últimos anos. Se, há uma década, este era um fenómeno ainda longínquo da realidade dos portugueses, hoje é quase inconcebível planear umas férias sem procurar voos nas companhias low cost a operar em portugal.

A Ryanair, sendo a mais conhecida, não é a única. E porque queremos que encontre sempre os voos mais baratos, partilhamos uma lista de operadoras low cost com base nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada.

 

21 companhias low cost que tem de conhecer 


1. Ryanair

Comecemos pela rainha do low cost. A Ryanair opera nos aeroportos do Porto, Lisboa, Faro e Ponta Delgada e tem, actualmente, 75 rotas europeias ativas (35 através da base do Porto, 31 da de Faro e 9 da de Lisboa). Partindo de Ponta Delgada é possível voar para Lisboa e Porto.

A Ryanair é, de longe, a companhia low cost com o maior número de destinos no nosso país. Barcelona, Madrid, Bordéus, Paris, Munique, Manchester, Dublin, Estocolmo, Colónia…. A lista de voos é infindável.
 

2. Easyjet

A Easyjet é outra das companhias mais conhecidas e também está presente no Porto, Lisboa, Faro e Funchal, prefazendo cerca de 40 rotas low-cost para vários destinos. É uma boa alternativa para quem quer viajar para Bilbao, Basileia, Lyon ou Genebra, sendo que na base de Lisboa também se voa para o Funchal.
 

3. Flybe

A Flybe é uma companhia low cost de pequena escala que voa para o Reino Unido. Está presente nos aeroportos do Porto e Faro com um e dois destinos, respectivamente: Birmingham no caso da Invicta, Southampton e Exeter, na base algarvia.
 

4. Germanwings

Já a Germanwings, irmã low cost da gigante Lufthansa, pode ser uma opção a ter em conta para quem quer voar para a Alemanha. A companhia opera para dois destinos em Lisboa (Colónia e Estugarda) e 3 em Faro (Colónia, Estugarda e Hamburgo).
 

5. Jet2.com

A Jet2.com é outra low cost com voos para o Reino Unido a operar em Faro, devido ao considerável número de residentes no Algarve oriundos destas paragens. Há voos para Leeds, Manchester, Glasgow, Belfast, Edimburgo e 3 outros destinos. A Jet2.com tem, igualmente, uma base no Funchal com voos para Leeds e Manchester.
 

6. Monarch

Em relação à companhia low cost Monarch, a história repete-se: base em Faro e 5 destinos no Reino Unido: Manchester, Birmingham, Leeds, East Midlands e Londres.
 

7. Norwegian

Se quer voar para os países nórdicos, a Norwegian é a sua companhia. Esta low cost tem base nos aeroportos de Lisboa (2 destinos) e Faro (4 destinos) e voa para Oslo, Copenhaga e Estocolmo, sendo que na base algarvia há, também, uma rota para Londres.


8. Rouge

A Rouge é, de todos os 11 nomes desta lista, o mais recente em Portugal. Com base em Lisboa, esta nova linha da Air Canada assentou arraiais em junho de 2014 e estabeleceu a primeira rota low cost intercontinental na capital portuguesa. O destino? Toronto.
 

9. Transavia

A companhia aérea Transavia está presente nos aeroportos do Porto, Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Funchal, prefazendo mais de 15 rotas ativas. Lyon, Nantes, Paris, Amesterdão ou Roterdão são alguns dos destinos da operadora holandesa. A partir de Funchal é também possível voar para a cidade do Porto.
 

10. TUIfly

A TUIfly está no Algarve e opera com destino a 5 cidades alemãs. A partir de Faro pode voar para Hannover, Dusseldorf, Frankfurt, Estugarda e Munique!
 

11. Vueling

As 6 rotas da Vueling em Portugal (3 no Porto e 3 em Lisboa) já são um clássico. Paris, Bruxelas e Barcelona: 3 cidades muito diferentes que não pode deixar de visitar voando a preços, no mínimo, apetecíveis.
 

12. AER LINGUS

Através da AER Lingus poderá efetuar vários voos internacionais, nomeadamente para Canadá (Toronto) e EUA (Nova Ioque, Boston e Chicago), além de Irlanda, Irlanda do Norte e Reino Unido. De Faro ou de Lisboa, só dá mesmo vontade de viajar.


13. THOMSON

Pertencente ao TUI Group, da Alemanha, este operador tem base em Faro (para Coventry, Bournemouth, Doncaster, Birmingham, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Manchester, Newcastle, Nottingham East Midlands, Cardiff) e no Funchal (para Manchester, Bournemouth e Londres Gatwick).


14. BMI BABY

Não se deixe enganar pelo nome. Esta companhia é reconhecida por ser uma das mais pontuais a operar no Reino Unido, onde, partindo de Faro, poderá conhecer Nottingham, East Midlands, Cardiff, Birmingham, Manchester; se preferir viajar de Lisboa, poderá visitar Birmingham.
 

15. CONDOR

Mais uma low cost que nos chega da Alemanha sendo para este país que os voos se destinam. O ponto de partido é Faro ou Funchal. 


16. FLY NIKI

De Faro para Viena ou de Lisboa para Palma de Maiorca. Já escolheu o destino para viajar através da Fly Niki?


17. AIR BERLIN 

Esta é já a segunda maior companhia aérea da Alemanha, tendo transportado mais de 30 milhões de passageiros em 2015. Em Portugal, encontra-se presente no Porto, Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Funchal com dezenas de cidades como destino de uma viagem que será mágica. 


18. JETAIRWAYS 

De Faro, Lisboa para e Flores para Bruxelas. Uma escolha limitada, mas que se revela como mais uma alternativa low cost no momento de viajar.


19. BRUSSELS AIRLINES – antiga Virgin Express

Esta companha aérea possibilita uma infinidade de destinos europeus, africanos e até nos EUA. Se prepara uma grande viagem, confirme com a Brussels Airlines as suas opções.


20. CENTRALWINGS 

Centralwings é uma companhia aérea low cost polaca e companhia subsidiária da LOT Polish Airlines. Em Portugal, realiza voos sazonais a partir de Faro e Lisboa para Varsóvia. 


21. BLUE AIR 

De Lisboa para Bucareste – um único destino, mas a preços bastante simpáticos, geralmente a partir de 19,99€. 

Se ficou com vontade de marcar já uma (ou várias!) viagens, saiba que na lógica low cost os preços aumentam com a procura. Por isso, escolha o destino, faça uma pesquisa atempada e consiga o melhor voo, ao melhor preço!

 
Veja também: