Conheça os vários tipos de óleo de motor

Sabia que há vários tipos de óleo de motor? Conheça as características de cada um e descubra qual o melhor tipo de óleo para si: tudo depende do seu carro.

Conheça os vários tipos de óleo de motor
Saiba as diferenças que cada um tem.

Para poder seguir viagem há um líquido viscoso que é extremamente necessário para o bom funcionamento do seu carro. Falamos do óleo de motor, que deve ser mudado periodicamente, mas cada um tem as suas especificidades, já que há vários tipos de óleo de motor. Fique a conhecê-los e não se esqueça de medir o nível do óleo do motor pelo menos uma vez por mês.
 

Categorias

Há 3 categorias em que se dividem os óleos de motor:
 

1. Óleos Sintéticos

São óleos produzido artificialmente. Desta forma são preparados para ter um baixo ponto de solidificação a baixas temperaturas e também com pouca tendência para que, a altas temperaturas, ferva e crie resíduos.
 

2. Óleos Semi-sintéticos

Dos tipos de óleo de motor este tenta juntar o melhor dos 2 mundos. As propriedades dos sintéticos ao baixo custo dos minerais, tendo das melhores relações qualidade/preço.
 

3. Óleos Minerais

Têm origem no petróleo cru e são depois refinados, sendo que todas as suas qualidades têm origem na base utilizada, ou seja o petróleo cru. Utilize apenas este tipo de óleo no seu carro em último caso.

Há uns melhores que outros, sendo que os sintéticos estão no topo da tabela devido às suas propriedades viscosas e também no que concerne à resistência à temperatura. Assim estes serão os melhores para o seu automóvel, contudo  cada caso é um caso, para saber qual dos tipos de óleo de motor é o mais indicado para o seu automóvel leia o manual de instruções.
Saiba também as razões pelas quais deve mudar o óleo do carro.

 

As denominações

O nome tem que se lhe diga. São um ou dois algarismos seguidos de um W e mais algarismos. Pode parecer complicado, mas na verdade é muito simples.

Certamente já viu algo como 5W40, 10W40, 15W40, vamos então perceber o que muda nestes diferentes tipos de óleo de motor.
O primeiro valor ao qual lhe segue um W indica o comportamento do óleo em temperaturas baixas e o segundo número indica o comportamento em temperaturas altas, quanto mais baixo for o valor do número com o W (10W40), melhor é o óleo, isto é, é mais resistente à temperatura. Quanto ao outro número, o último (10W40), a regra é a mesma, quanto mais baixo melhor.

Ao utilizar o óleo correto para o seu automóvel e fazendo as mudanças no tempo certo vai prolongar a vida do motor do carro.

Esta vida é também prolongada devido à viscosidade do motor, que influencia o tempo que o líquido demora a alcançar o último ponto de lubrificação. Desta forma, quanto mais rápido melhor, saiba que um óleo 5W30 pode demorar apenas 3 segundos e um 15W40 demorar quase 50 segundos.


Veja também:

Continuar a Ler