IG lança contratos de commodities sem data de vencimento

Invista em commodities de forma segura com a garantia de que, independentemente da preço da mercadoria, os seus ganhos estão assegurados.

IG lança contratos de commodities sem data de vencimento
Conheça as vantagens de investir em matérias primas.

A IG acaba de lançar no mercado uma nova forma de investir em commodities, através de contratos de CFD sem data de vencimento. As novas operações disponíveis na plataforma da IG permitem operar a curto prazo num total de 47 matérias primas.

Elementos básicos da economia mundial, as commodities são mercadorias não industrializadas e dividem-se geralmente em três grandes grupos: matérias primas agrícolas (como café, milho, açúcar ou soja), metais (ouro, prata, cobre) e energia (petróleo, gás natural). Os traders que investem em commodities devem ter em conta que o seu preço pode sofrer variações nos mercados mundiais devido a fatores como a oferta e a procura, a meteorologia ou mesmo eventos económicos e políticos. É importante ter em atenção também que os preços das matérias primas dependem diretamente do valor do dólar americano, uma vez que o seu preço é estabelecido nesta divisa.

Geralmente, as commodities são comercializadas em bolsa através de contratos de futuros, ou seja, um acordo de compra e venda a prazo no qual o vendedor se compromete a entregar o ativo (neste caso uma mercadoria) numa data futura pré-determinada, mediante o pagamento do preço definido durante a negociação.

Para além dos contratos de futuros, os traders têm também a possibilidade de negociar commodites através dos CFDs. Como novidade, a IG apresenta os novos contratos sem data de vencimento, pelo que o investidor pode analisar os gráficos de variação do valor de forma contínua.

Na IG, os investidores podem negociar sobre uma vasta gama de commodities, desde a energia às matérias primas agrícolas e metais, tanto as mais populares como as mais emergentes.

Uma das vantagens de negociar CFDs sobre commodities tem a ver com o facto do investidor tanto poder abrir posições curtas como longas, podendo conseguir ganhos tanto se o preço da mercadoria subir como descer. Assim, os traders que realizam este tipo de operações podem obter exposição a uma vasta gama de mercados beneficiando de margens reduzidas. Recorde-se que com os contratos de CFDs os investidores podem multiplicar os seus lucros devido ao recurso à alavancagem, mas esta ferramenta pode também implicar um aumento do risco. Os analistas aconselham, por isso, a utilização de ferramentas de gestão de risco.

Os investidores interessados em aprofundar os conhecimentos sobre como negociar sobre commodities poderão assistir ao seminário que a IG realiza no próximo dia 6 de julho.
 

Esta informação foi preparada pela IG, marca comercial da IG Markets Limited. O conteúdo destas páginas não constitui (e não será concebido de forma a constituir) qualquer espécie de aconselhamento, ou recomendação de investimento, ou um registo dos nossos preços de negociação, ou uma oferta ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro. A IG não aceitará qualquer responsabilidade em consequência de qualquer uso que possa ser dado ao referido conteúdo, ou sobre qualquer efeito que daí advenha. Não asseguramos a precisão ou integridade da informação. Consequentemente, qualquer pessoa assume o risco da atividade realizada com base nesta. A análise produzida não tem como finalidade qualquer objetivo de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de quem o consultar. Esta não foi produzida com base nos requisitos legais que promovem a independência da análise financeira e, assim sendo, esta é considerada uma mensagem de marketing. Não estando impedidos de negociar com base nas nossas recomendações, não procuramos retirar qualquer tipo de vantagem da informação providenciada aos nossos clientes. Os CFDs são Produtos Financeiros Complexos. Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e esteja disposto a aceitá-las. Pode Implicar a perda da totalidade ou mais do que o capital investido.


Veja também: