5 cuidados a ter ao ler os rótulos dos alimentos

Saber ler os rótulos dos alimentos? Para o saber fazer bem, há certos cuidados a ter. Assim, poderá fazer a escolha mais saudável quando for ao supermercado.

5 cuidados a ter ao ler os rótulos dos alimentos
Saiba como os ler sem problemas

Ler os rótulos dos alimentos parece uma tarefa que cabe apenas aos profissionais, graças a toda a informação que tem de ser descodificada até percebemos o que dizem. É importante saber o que estamos a comer, e na maior parte dos casos, vamos admitir, não fazemos ideia da informação nutricional ou de todos os ingredientes daquilo que levamos à boca.
 

5 dicas para perceber o rótulo


1. Entenda o prazo de validade

O prazo de validade de um produto pode ser apresentado de duas formas diferentes:
  • “Consumir de preferência antes de”: indica que, após a data de validade, o produto deixa e estar em perfeita qualidade, mas continua a ser comestível sem haver perigo para a saúde.
  • “Consumir até”: indica que o produto deve ser consumido até à data de validade, e poderá representar um risco para a saúde consumi-lo depois.

Regra geral, produtos frescos e de fácil deterioração têm na data de validade “consumir até”. A data de consumo preferencial refere-se à qualidade máxima, não querendo dizer por isso que o produto esteja estragado após essa data. Na GoodAfter.com encontra produtos seguros, com reduções até 70%. Ainda não experimentou?



2. Analise a lista de ingredientes

A lista de ingredientes de produtos é organizada, com os ingredientes de maior quantidade em cima, e os de menor quantidade em baixo. Por norma, deve ler os rótulos dos alimentos para poder evitar os produtos que em cima têm açúcares ou gorduras, pois estes claramente não são saudáveis.

Deve também ler sempre a lista de ingredientes no caso de ter alguma alergia, para evitar problemas ao consumir o produto. Alguns alimentos podem ter ingredientes que não espera encontrar.
 


3. Evite os “E”

Sempre que vê uma lista de ingredientes deve ter atenção aos “E” seguidos de três números que vão aparecendo, pois estes são aditivos que, em principio, não fazem bem à sua saúde. Quanto menos destes a lista tiver, melhor para si.



4. Não olhe só para as calorias

Normalmente ao ler os rótulos dos alimentos as pessoas olham apenas para as calorias, mas é preciso ter em consideração o sódio (sal), as gorduras trans, os açúcares, e até a fibra dos alimentos. Entre dois produtos com a mesma quantidade de hidratos, por exemplo, deve escolher o com menos açúcares.
 


5. Veja as informações pela porção

Os rótulos dos alimentos podem ter a informação nutricional de acordo com uma porção, ou por cada 100g de produto. O melhor, é ver de acordo com uma porção, pois é essa a quantidade que vai comer, a não ser que vá até à balança e decida ir pelas 100g.
 


Não se esqueça de produtos sem rótulo

Produtos sem rótulos como a fruta, os legumes e o peixe são os melhores para si, pois estes são frescos e naturais, além de estarem recheados de vitaminas e nutrientes bons para o nosso organismo. Não se perca a ler rótulos, e lembre-se sempre de incluir estes produtos na sua dieta.

Veja também: