7 cuidados a ter em quartos de criança

7 cuidados a ter em quartos de criança

Dicas úteis para quartos bonitos

É a partir do momento em que sabemos que, em breve, chegará um novo elemento à família, que começamos a preparar o quarto da criança e que devemos verificar determinados detalhes. 

Quando falamos em cuidados a ter em quartos de criança, a ideia é antecipar problemas e evitar que o bebé fique exposto a situações que comprometam o seu desenvolvimento. De forma a ajudar ospais nesta tarefa, aqui ficam alguns cuidados que não deve descurar.


7 elementos que não deve descurar num quarto de criança


PAVIMENTO

Antes do bebé transitar para aquele que vai ser o seu quarto, certifique-se de que está nivelado, é seguro e confortável. O vinil é higiénico, embora, por vezes, possa revelar-se desconfortável. As alcatifas e tapetes tendem a ser agradáveis mas acumulam muito pó, contudo, naturalmente que se existirem devem ser aspirados, regularmente. A madeira natural é, geralmente, uma boa opção.
 

quarto de criança tomada

TOMADAS

As tomadas surgem como um íman, sendo das primeiras coisas que o bebé começa a explorar correndo o risco de apanhar um choque elétrico. Dependendo da intensidade deste, o bebé poderá ficar com dormência no braço, ter uma arritmia, desmaiar ou, em última análise, se a descarga for grande, levar à morte. Pode encontrar protetores de tomadas à venda em casas de artigos de bebé ou nas grandes superficies.

 

JANELAS

À medida que a mobilidade da criança aumenta, bancos, cadeiras, caixas ou outros elementos servem para subir de patamar na tentativa de alcançar as janelas. Na sua exploração do mundo ocorre, muitas vezes, debruçarem-se e cairem, daí a necessidade de fechos de proteção. 



GAVETAS

O perigo passa não apenas pelo facto de o bebé tentar abri-las e poder entalar os dedos, mas também pelo perigo de despejá-las e caírem em cima dele. Recomendam-se, assim, trancas próprias para evitar situações como esta.

quarto de criança armários
 

PELUCHES

Nos primeiros meses de vida, os bebés são muito suscetíveis de desenvolver alergias provocadas por ácaros e poeiras. Infelizmente, muitas vezes é nos quartos que reside o problema. Devemos, por isso, reduzir a exposição das crianças aos alergénios, pelo que, quantos menos peluches melhor... E, existindo, devem ser lavados, regularmente, com água e sabão.



CANDEEIROS

Nos primeiros dois anos da criança será conveniente optar pelos candeeiros de teto, já que os outros eles terão a tendência para puxar o fio e provocando uma queda em cima deles próprios.



CORTINADOS

Outro elemento determinante quando se deseja potenciar uma boa noite de sono. No entanto, devem ser sempre opções sem cordas para evitar estrangulamentos. As telas poderão ser uma boa opção.

*créditos das imagens: indulgy.com, livsglitter.se, amerrymishapblog.com e vamolaemcasa.com

Veja também:

Decoralista Decoralista

Licenciada em Jornalismo e com o curso de Design de Interiores pela Escola de Moda de Lisboa, Mafalda Galamas é jornalista freelancer e autora do blogue DECORALISTA, uma plataforma de inspiração diária e paixão por tudo o que é estético, da decoração ao do it yourself e ao lifestyle. Alimentar o sonho e inspirar as leitoras a descobrirem por si próprias as sugestões apresentadas é o grande desafio. Em 2014, o seu blog O Meu Pé Direito, precursor do DECORALISTA, transitou para a televisão sob forma de rubrica no programa Mais Mulher, na Sic Mulher.

Também lhe pode interessar: