6 cuidados a ter com o uso frequente do secador de cabelo

O secador de cabelo já está tão enraizado na rotina diária feminina que está desprovido de certos cuidados, certo? Errado. Saiba os 6 cuidados que deve ter quando seca o seu cabelo com este objeto.

6 cuidados a ter com o uso frequente do secador de cabelo
Relembre alguns cuidados a ter com o secador de cabelo

Não erraríamos por muito se disséssemos que 100% das mulheres usa ou tem um secador de cabelo. Este é o melhor amigo nos dias em que o relógio parece ter acelerado, o tempo voa e, quando dá por ela, já devia estar no carro a caminho do trabalho – principalmente nos dias mais frios em que não é, de todo, aconselhável ir para a rua com o cabelo molhado.

No entanto, nem nos dias em que tem de bater recordes para sair de casa se deve esquecer de certos cuidados que permitem manter um cabelo saudável e hidratado quando usa e abusa do secador de cabelo. São cuidados simples que tidos com frequência – se não sempre! – farão imensa diferença na sua saúde capilar.

6 hábitos a ter quando usa o secador de cabelo


Enxague o cabelo, por favor

Enxague o cabelo antes sequer de pegar no secador de cabelo. Quando sair do banho, enrole uma toalha em volta da cabeça, exercendo alguma pressão sem esfregar o cabelo. Assim que notar o seu cabelo mais enxuto, pode ir buscar o secador.

Esta prática é importantíssima: quantos mais enxutos estiverem os fios de cabelo, mais protegidos estão do calor do secador de cabelo.

Use e abuse do protetor térmico

Os protetores térmicos já não são novidade: encontra-os em spray ou em óleo, por exemplo.

Estes são indicados para, como o próprio nome indica, proteger o seu cabelo dos danos provocados pelo calor do secador de cabelo e de ferramentas próprias para moldar o seu cabelo que podem ir até aos 230º. Embora os encontre com bastante facilidade em qualquer super ou hipermercado português, também existe a possibilidade de o fazer em casa.

Não precisa de temperaturas absurdas

Use a temperatura média: esta é mais do que suficiente para o principal objetivo – secar. O ideal será fazer uma secagem prévia de cabeça para baixo, dando prioridade aos cabelos de baixo que ficam muitas vezes esquecidos. Caso contrário, apenas secará os cabelos de cima.

Quando quiser dar algum jeito ao cabelo, aí sim, poderá usar a temperatura mais elevada. Ao modelar o cabelo com uma temperatura superior, o penteado mantêm-se intacto por mais tempo.

Tenha atenção reforçada com a sua franja

Se é team franja, atenção! Por estar muito próxima ao rosto, a franja deve ser seca com um certo cuidado. O ideal é usar o secador na temperatura mais baixa nesta zona do cabelo.

secar a franja

Não se esqueça do melhor amigo dos cabelos encaracolados

O calor do secador é considerado um dos maiores inimigos dos cabelos encaracolados. Mas isso não significa que não o pode usar. Pode, com os devidos cuidados!

O uso do protetor térmico é válido para qualquer tipo de cabelo – liso ou encaracolado -, mas as pessoas com cabelos aos caracóis têm de ter outro utensílio à mão: um difusor. Quando aplicado no secador, o difusor ajuda a distribuir melhor o ar, diminuindo os danos. Mas atenção: não é por este distribuir melhor o ar que pode saltar o conselho das temperaturas aconselháveis! A temperatura média continua a ser a mais adequada.

Finalize com uma lufada de ar fresco

O calor do secador de cabelo abre a camada mais externa dos fios de cabelo. Por isso, o truque para os fechar e os deixar mais brilhantes, é usar a opção de ar frio do secador e passar por todo o cabelo.

Como se deixar os fios mais brilhantes não fosse incentivo suficiente, esta é ainda uma dica excelente para quem quer que o seu penteado dure mais tempo.

Veja também: