3 dicas para cuidar do turbo do carro

São apenas 3 dicas muito simples, mas que podem aumentar a vida do turbo do carro. Previna-se, seguindo os conselhos e evite uma visita inesperada ao mecânico.

3 dicas para cuidar do turbo do carro
Há cuidados a ter antes e depois de uma viagem

Os motores estão cada vez a ficar mais pequenos. Há preocupações ambientais - menos emissões de CO2 -, questões económicas, pois reduz o consumo de combustível e há também poupança no que concerne aos impostos e seguros de circulação, que são, também, calculados tendo em conta a cilindrada do carro.

Mas como conseguimos ter as mesmas prestações, ou até melhores se a fórmula não abona a nosso favor?
A resposta passa pelo turbo do carro. Para tal, tome conta dele e evite a substituição já que irá fazer uma grande mossa na sua carteira.


Como funciona o turbo

Este é um componente que pertence ao sistema mecânico do carro fazendo com que a admissão de ar seja superior do que em condições normais, ou seja, assim a combustão é feita em maior escala. 
O turbo do carro está ligado ao sistema de escape e ao motor. 

Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do sector automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.
O funcionamento é muito básico. O turbo do carro recupera gases da exaustão fazendo-os passar por uma ventoinha que acciona uma outra ventoinha gerando mais ar na admisão do motor. O resultado é sempre gratificante.


A manutenção

Há alguns cuidados a ter quando utiliza o seu carro para dar uma vida melhor ao turbo. Para o tratar de forma correta deve ter em atenção pequenos detalhes:
  • Fazer a manutenção a tempo e horas
  • Ligar o carro 5 minutos antes de começar a andar
  • Desligar o carro 1 a 2 minutos depois de parar

Ao ligar o carro uns minutos antes de arrancar vai permitir que seja feita a circulação do óleo em todo o sistema, desta forma quando começar a "puxar" pelo carro todos os componentes estarão preparados, incluindo o turbo.

Se não acelerar quando o automóvel está a aquecer - aqueles 5 minutos iniciais - evita que o turbo do carro entre em funcionamento de forma abrupta. 
O turbo é como o nosso corpo, isto é, antes de uma sessão de exercício físico é necessário aquecer os músculos. Fica a dica.

No final da viagem, deixe o carro a trabalhar durante 1 a 2 minutos logo depois de parar. Assim, o óleo fará a lubrificação de todos os componentes de forma correta, deixando o sistema pronto para repousar. 

O seu carro não precisa de 8 horas de sono, mas ao acordar e nos momentos de descanso é preciso mimá-lo para que ele não adoeça. O turbo do carro é uma peça importante e com a qual não se deve desleixar. Faça os check up e siga as indicações  de tratamento.


Veja também: