AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Curso de segurança: como ter acesso à profissão de vigilante

Informações úteis sobre o curso de segurança: como fazer, onde e com que objetivo.

Curso de segurança: como ter acesso à profissão de vigilante
Tudo o que necessita de saber sobre o curso de segurança e a profissão

Gostaria de desempenhar a função profissional de vigilante? Esta é uma profissão de desgaste e de risco, porém, muito necessária ao bom cumprimento das normas de segurança em locais públicos e privados. Muitas pessoas procuram realizar um curso de segurança para acederem àquela carreira profissional. Dizemos-lhe onde pesquisar informação!



Tudo o que necessita de saber sobre o curso de segurança

Os profissionais da segurança, ou vigilantes, desempenham funções de elevado risco e de elevado desgaste físico e/ou psicológico. Da sua função, fazem parte as tarefas de proteção de pessoas e de bens dos mais variados perigos: roubos, assaltos, incêndios, acidentes, atos de vandalismo, ação terrorista, entre outros perigos.
 
Os contextos em que podem trabalhar são variadíssimos, passando por instituições públicas, espaços habitacionais e empresariais privados e locais onde se realizam eventos culturais e desportivos. Dependendo de onde o vigilante exerce a sua função, podem ser colocados à sua disposição os mais variados meios e tecnologias de patrulha. Em muitos casos, o segurança deve fazer-se acompanhar de uma arma. Por todas estas razões, as formações de acesso à profissão, apesar de abundantes, são cada vez mais exigentes.



Curso de segurança – onde posso encontrar?

Deverá pesquisar por “Cursos de ASP”, ou seja, cursos para se exercer a função de Agente de Segurança Privado.
 
Algumas entidades  formadoras que leccionam estes cursos:
Do it better
Densisfor
Securitas
Vprotec
Comunilog – Academia de Segurança Privada
 


Depois de fazer o curso posso trabalhar como Agente de Segurança Privado?

Não. Entrou este ano em vigor uma medida que prevê que, até ao fim de 2016, mesmo que tenha frequentado e concluído a formação de Agente de Segurança Privado, os candidatos à profissão de segurança só poderão exercer se realizarem com admissão o exame da PSP – Polícia de Segurança Pública.
 
O objectivo subjacente à obrigatoriedade de realizar este exame é o de uniformizar o nível de competência de todos os profissionais do setor. O mercado da formação poderá lançar cursos diferentes, mas apenas os formandos que tiverem sucesso no exame da PSP poderão, efetivamente, exercer a profissão.
 


Há alguns cuidados que deva ter na pesquisa do meu curso de segurança?

Como na pesquisa de qualquer formação profissional, na procura do seu curso de segurança ou vigilante deverá estar atento a certos pormenores que podem fazer toda a diferença na sua posterior integração profissional. Aqui ficam os nossos conselhos:
  • Verifique se o centro de formação é certificado
  • Exija que lhe passem uma fatura no ato do pagamento da sua inscrição
  • Contacte os diferentes centros de formação e informe-se sobre as taxas de empregabilidade
  • Confira se os cursos proporcionam um estágio



Entidades de referência no sector da segurança em Portugal

Recomendamos que se mantenha atento à Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada e ao STAD – Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas.

Veja também: