AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cursos do Centro de Emprego: o que saber

Saiba onde pode aceder à listagem de cursos do Centro de Emprego e como se pode inscrever.

Cursos do Centro de Emprego: o que saber
O Centro de Emprego tem ao seu dispor uma vasta oferta de cursos.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou – como vulgarmente é designado – o Centro de Emprego, é mais do que um espaço para procurar emprego. Aliás como o próprio nome indica, uma das suas mais importantes áreas de ação é a formação. E são vários os cursos que Centro de Emprego disponibiliza e em áreas tão distintas como Comércio ou Marketing e Publicidade, por exemplo.
 
Interessado? Então saiba tudo o que necessita para tirar partido dos Cursos do Centro de Emprego.
 

Onde encontrar?

Resposta mais simples não há. Toda a oferta de cursos do Centro de Emprego é disponibilizada na plataforma do IEFP. Basta aceder a http://ww.iefp.pt/ofertas-formacao e pode aceder a todos os cursos (distribuídos pelas diferentes modalidades de formação).
 

Quais os cursos disponíveis?

Esta já não é assim tão fácil, mas apenas porque a escolha é muita e variada. A oferta de cursos do Centro de Emprego cobre as mais diversas áreas que podem ir da Agricultura ao Comércio ou Restauração, passando pela Construção Civil ou Saúde, entre outras.
 

Como candidatar-se?

Desempregado ou não, os cursos estão abertos a todos. O primeiro passo deve ser sempre aceder à página relativa à formação e identificar os cursos que pretende frequentar. Depois, para proceder à sua inscrição nos cursos do Centro de Emprego pode fazê-lo através de uma das seguintes formas:
 
1. Presencialmente no Centro de Emprego da sua área de residência
Depois de identificados os cursos do seu interesse, desloque-se ao Centro de Emprego da sua área de residência e proceda à inscrição. 
 
2. Online
Através da página do IEFP. Deve para tal, efetuar previamente o seu registo como utilizador no portal.
 
Feita a inscrição, deve aguardar a confirmação do Centro de Emprego.
 

O que são cursos financiados?

Entre a oferta de cursos do Centro de Emprego, há os chamados cursos financiados. Esta é uma das modalidades mais procuradas atualmente, já que são financiados pelo Estado português e não pressupõem custos para os formandos. Aliás em alguns casos (formandos com situações económicas mais frágeis) podem mesmo dar direito à atribuição de subsídios de deslocação, refeição e alojamento.
 

Quais as principais vantagens?

Por esta altura as vantagens dos cursos do Centro de Emprego devem já ser “claras como a água”. A primeira e mais importante é, obviamente, o acesso a formação profissional em áreas variadas, que permitem a quem frequenta estes cursos obter qualificação e/ou melhorar as suas competências.
 
Mas não só. Para quem está desempregado, e visto que os cursos são gratuitos (ou podem – como referimos antes – dar a possibilidade de acesso a subsídios adicionais) esta é uma boa forma de não só se manter ocupado durante o tempo de desemprego, mas essencialmente de se manter ativo e atualizado em termos profissionais.
 

Cursos para todos os gostos

O saber não ocupa lugar e nunca é demais. E numa altura em que a competição no mercado de trabalho é cada vez mais “feroz”, qualquer formação adicional pode fazer a diferença. Não deixe de espreitar as ofertas de cursos que o Centro de Emprego lhe disponibiliza, vai ver que não perde nada.
 
Veja também: