Declaração amigável no smartphone: como preencher

A app da e-SEGURNET permite preencher a declaração para entregar em qualquer companhia. A Ok! Teleseguros lançou uma app que dispensa a declaração.

Declaração amigável no smartphone: como preencher
Sim, já é possível

A Associação Portuguesa de Seguradores — APS, em conjunto com as seguradoras nacionais, desenvolveu a aplicação e-SEGURNET, que permite, em caso de acidente automóvel, preencher a declaração automóvel no smartphone.

A e-SEGURNET pretende ser uma alternativa (facilitadora) da tradicional declaração amigável (DAAA) e está disponível, gratuitamente, desde 1 de dezembro de 2016, para telemóveis, tablets ou computador. O serviço é completamente gratuito e pode ser usado em dispositivos com sistema operativo iOS, Android e Windows Phone.

A aplicação e-SEGURNET surge como uma nova forma de enfrentar a actual burocracia ligada ao seguro automóvel. Neste sentido, e de forma a facilitar todas as burocracias ligadas a um sinistro, a companhia OK! Teleseguros foi mais longe. A seguradora lançou, esta semana, uma nova funcionalidade da aplicação que dispensa o preenchimento da declaração amigável.

OK! dispensa declaração

Para tal, basta ser cliente OK! Teleseguros descarregar a app da companhia e introduzir os dados do ciente. Em caso de acidente existe uma funcionalidade para participar o sinistro, colocar a matrícula do outro carro e se quiser tirar fotografia dos veículos. Depois a seguradora fará o resto.

Mas se não é cliente desta seguradora e não gosta de andar com papéis, fique a saber como preencher a declaração amigável, mas no smartphone.

 

Como preencher a declaração amigável no smartphone

Para os clientes com seguro de automóvel válido em Portugal poderem preencher a declaração amigável no smartphone, tablet ou computador devem:

1. Fazer o download e efetuar a instalação da e-SEGURNET (ou optar pela versão web);

2. Preencher os dados solicitados, tais como, os dados pessoais, dados do veículo e dos dois seguros, através das indicações sugeridas (por exemplo, nome do tomador do seguro, o nome da seguradora e número de apólice). Está disponível uma aplicação demonstrativa para quem quiser experimentar;

3. De seguida, cada interveniente no acidente recebe um código no seu smartphone que, juntamente com o seu número de telemóvel, servirá de assinatura (tem duas horas para a validar);

4. Depois de preenchida e assinada (através da inserção do respetivo código) a declaração amigável (descrição do acidente e eventual documentação), a mesma será enviada diretamente para as respetivas seguradoras;

5. O processo termina com a receção de uma mensagem escrita no seu smartphone com um resumo dos elementos comunicados às seguradoras, bem como um pdf, por email, com a mesma informação.

Vantagens

  • Torna o processo mais célere e menos passível de erros, pois permite o pré-registo dos dados dos condutores e dos seus veículos;
  • Ajuda no preenchimento da participação/declaração, através dos passos sugeridos;
  • Permite tirar e adicionar fotos do sinistro;
  • Permite adicionar a localização do acidente através da geolocalização;
  • Facilita a elaboração do esboço do acidente.

Veja também: