Publicidade:

Os melhores destinos de férias para jovens em Portugal

Está à procura dos melhores destinos de férias para jovens em Portugal? Fizemos uma lista de sítios cool do nosso país com preços em conta e perfeitos para férias desempoeiradas.

Os melhores destinos de férias para jovens em Portugal
Missão: juntar os amigos e partir à aventura

Quais os melhores sítios, no nosso país, para os mais jovens conviverem e se divertirem? Se anda à procura de respostas para esta questão, está no sítio certo. Pegamos no mapa e fomos descobrir ótimos destinos de férias para jovens em Portugal. De Norte a Sul do país, incluindo nas ilhas, há lugares que irão fazer as delícias dos mais novos, quando estes já têm idade para passar uns dias sozinhos.

Destinos de férias para jovens em Portugal: 8 sugestões fixes


Caminha, Minho

caminhaFonte: Commons/Sergei Gussev

Começamos esta lista no Norte, já perto da Galiza. Aqui, no Alto Minho litoral, a vila de Caminha destaca-se pela sua rusticidade, pela beleza da paisagem e pela proximidade à praia. O parque de campismo, na Mata do Camarido, é uma opção de alojamento informal e económico, a poucos metros da praia. Em Vila Nova de Cerveira, a poucos quilómetros de distância, há uma Pousada da Juventude.

Os bares e restaurantes do centro de Caminha são ponto de encontro obrigatório, assim como idas à famosa Praia de Moledo. Caminhar pela Serra d’Arga, andar de kayak no rio Minho, ou atravessar para Espanha de ferryboat, são outros programas apetecíveis para fazer em grupo.

Gerês, Minho

geresImagem: Flickr/Gabriel González

Ainda no Minho, o Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos melhores destinos de férias para jovens em Portugal. O ar puro e a natureza intacta convidam a atividades fora de portas, sejam elas nadar em lagoas paradisíacas, desbravar trilhos florestais ou fazer um piquenique junto a espigueiros com séculos de história.

Contactar com as espécies autóctones, como os cavalos garranos, as vacas montanheiras ou o cão de Castro Laboreiro é parte desta experiência enriquecedora, que deve incluir ainda passeios pelas aldeias que conservam uma atmosfera autêntica, e atividades radicais como o canyoning, a escalada ou o rappel.

Para dormir, não faltam opções no Gerês, entre hotéis tradicionais, pensões, pitorescas casas-abrigo, parques de campismo ou alojamento local.

Albufeira do Azibo, Trás-os-Montes

aziboImagem: Commons/Licença cc0

Uma das melhores praias fluviais do país e das mais prestigiadas da Europa fica em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança. Trata-se da praia da Albufeira do Azibo, dotada de todas as infraestruturas necessárias para descontraídos e divertidos momentos em família ou entre amigos.

Em redor da praia e da albufeira há várias opções de alojamento, desde um parque de campismo até um hostel de montanha. Kayak e SUP dentro de água, caminhadas e passeios de bicicleta fora dela, são apenas algumas das atividades disponíveis. Mas assistir ao pôr-do-sol na praia do Azibo, apesar de simples e gratuito, vais ser o momento favorito do dia.

Porto, Douro Litoral

Porto

O título “Uma aventura no Porto” poderia passar facilmente da capa de um livro para a capa de um álbum de fotografias: as fotografias de uma divertida estadia em grupo na cidade Invicta. Acolhedor e vibrante, o Porto é, sem dúvida, um dos melhores destinos de férias para jovens em Portugal, onde não falta o que ver, fazer e comer!

Subir à Torre dos Clérigos, seguir o roteiro portuense que inspirou J.K. Rowling na saga Harry Potter, escalar os degraus da Ponte da Arrábida ou aceitar um dos muitos desafios disponíveis de “escape rooms“, são algumas das propostas apelativas da cidade, onde não faltam opções de alojamento, nem bares e restaurantes para momentos de puro ócio.

Ericeira, Estremadura

Ericeira, Mafra, Portugal

Mesmo que o surf não seja uma prioridade, a bonita vila piscatória da Ericeira é um destino fantástico para umas férias entre amigos. Desde logo porque há mar e praia, claro. Mas também porque oferece um ambiente familiar e tranquilo durante o dia, com algumas opções de animação noturna – ou não estivesse aqui a mais antiga discoteca do país.

No centro histórico, carro não entra e é muito agradável aproveitar uma das acolhedoras esplanadas para pôr a conversa em dia, ao mesmo tempo que se petiscam as coisas boas e típicas da Ericeira, desde logo os grelhados ou os doces regionais. Situada a 8 km de Mafra, a 18 km de Sintra e a 35 km de Lisboa, a vila pode ainda ser pretexto para explorar estas cidades.

Vila Nova de Milfontes, AlentejoVila Nova de Milfontes, Alentejo

Não faltam destinos bastante apreciados pelos jovens na Costa Alentejana, no entanto, neste artigo, decidimos destacar Vila Nova de Milfontes, pela quantidade de infraestruturas e serviços existentes, como supermercados, restaurantes, bares e lojas, que dispensam o uso de automóvel.

A variedade de praias também é assinalável, com o bónus de oferecer tanto praias fluviais, junto ao rio Mira, como praias marítimas. E quem não quiser passar o dia estendido na toalha, pode sempre divertir-se praticando SUP ou experimentando o original surfski, uma espécie de canoagem nas ondas.

Cacela Velha, Algarve

Cacela Velha, Algarve

Dos 8 aos 80, há quem não dispense uns dias de descanso no Algarve. Por isso, se falamos em destinos de férias para jovens em Portugal, não podíamos deixar de fora a principal região de turismo do país. De entre os muitos spots algarvios convidativos para as gerações mais novas, escolhemos para esta seleção a aldeia da Cacela Velha, em Vila Real de Santo António.

Porque nem toda a gente tem de rumar a Portimão ou a Albufeira e porque aqui há um Algarve diferente para descobrir, a começar pela paisagem conferida pela Ria Formosa, passando pela Praia da Fábrica, eleita pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler como uma das mais bonitas do mundo, a qual se chega através de uma curta e barata viagem de barco.

São Miguel, Açores

São Miguel, Açores

E para terminar esta lista de destinos de férias para jovens em Portugal da melhor maneira, sugerimos a ilha de São Miguel, nos Açores. A principal ilha do arquipélago apresenta um vasto cardápio de atrações e atividades ligadas à natureza, perfeitas para visitar e realizar em grupo.

As viagens de avião já estiveram mais caras e há cada vez mais soluções de alojamento a preços acessíveis, pelo que não há desculpas para não voar até Ponta Delgada quanto antes. Uma vez aqui, é partir à descoberta das lagoas, das grutas e das fumarolas, dos campos verdejantes e de todos os tesouros desta ilha vulcânica maravilhosa, incluindo a deliciosa gastronomia.

Veja também: