AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 dicas de criatividade que vai querer usar

Se os momentos de inspiração lhe estão a faltar, damos-lhe algumas dicas de criatividade.

6 dicas de criatividade que vai querer usar
A precisar de ideias brilhantes?

Está em frente ao computador há horas. Tem um trabalho ou proposta para entregar mas simplesmente não sai nada de criativo para apresentar… Existem algumas dicas, comprovadas por líderes de empresas de renome mundial, que podem vir a funcionar para si. Aqui ficam algumas dicas de criatividade.


6 dicas de criatividade para o dia a dia


1. Saia do seu ambiente de trabalho

Às vezes tudo o que precisamos é de sair um bocadinho do nosso ambiente habitual e...voilá, começam as ideias a fluir. Caso lhe seja possível - e caso os seus chefes permitam - experimente passar umas horas do trabalho em ambientes diferentes (um parque, uma esplanada, um ambiente que lhe seja favorável). Vai ver que esta dica de criatividade o vai ajudar!

 

2. Aposte nas ideias em grupo!

A tendência por vezes é a de querermos fazer e apresentar as coisas sozinhos. No entanto, se experimentar juntar os seus colegas e reunir ideias entre eles, vai ficar, garantidamente, surpreendido. Além do antigo ditado que “duas cabeças pensam melhor do que uma”, tem outra vantagem: os seus colegas vão analisar a questão “de fora” do problema, o que pode ser uma valia quando é necessário desbloquear alguma questão.

 

3. Organize-se

Quando se pensa em dicas de criatividade, associa-se imediatamente a caos e desorganização. Pois bem, líderes de empresas de renome garantem que não é bem assim - se estiver minimanente organizado e estruturado em termos daquilo que quer fazer ou dizer, a criatividade pode começar a fluir por “acréscimo”. Na dúvida, tente esta estratégia!

 

4. Pesquise, pesquise, pesquise!

Outra das recomendações destes profissionais vai para a recolha de informação da temática em causa. Quanto mais conhecimento tiver do assunto, mais rapidamente vai conseguir pensar de forma criativa pois vai conseguir analisar todos os prismas da situação!

 

5. Nenhuma ideia é má ideia!

Esta recomendação é absolutamente fundamental. Num processo de recolha de ideias criativas, normalmente recolha essa realizada em grupo, não existe lugar para julgamentos e emissão de opiniões. Nos chamados “brainstorming”, todas as ideias são válidas, pois elas podem iniciar um caminho para uma solução bem criativa de eficaz. Por isso, se ouvir um colega seu a dar a ideia de colocar um carro a voar ou um elefante a conduzir, nada de criticar ou julgar!

 

6. Aposte na diversidade

Trabalha no departamento financeiro e precisa de pensar de forma criativa sobre um tema? Chame os colegas das vendas ou do atendimento ao cliente! Diversidade de contextos e de formas de pensar pode ser uma grande mais valia para gerar ideias criativas.

Agora que já tem uma série de dicas de criatividade, falta apenas colocá-las em prática!

Veja também: