Guia de Poupança: Receba no seu email GRÁTIS!

O E-book que lhe mostra como começar a poupar agora.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

5 dicas para poupar papel

Se conseguir poupar papel, vai conseguir tanto poupar dinheiro como ajudar o planeta. Melhor do que isto só se ganhasse milhões no processo

5 dicas para poupar papel
Conheça as nossas dicas.

Proteja-se como consumidor, saiba como e onde pouparComeçar a poupar
Para ser amigo do ambiente e preservar o planeta que todos partilhamos há muitas medidas a adotar. Uma delas é poupar papel, um recurso que apesar de abundante é precioso, e a sua produção implica atos prejudiciais ao ambiente.

 Além de estar a contribuir para um futuro melhor, ao poupar papel estará também a poupar dinheiro, pois vai fazer com que aquele que tem no seu escritório dure mais tempo.
 

5 dicas para não gastar tanto papel

 

1.. Adote o formato digital

A tecnologia que temos ao nosso dispor hoje em dia é uma bênção à qual raramente damos valor. Com smartphones e tablets, é muito fácil digitalizar documentos e guardá-los na nuvem, no dispositivo, ou em ambos, evitando assim o consumo excessivo de papel.

Ferramentas eletrónicas como o email, por exemplo, devem também ser privilegiadas. Hoje em dia até o seu calendário pode estar em formato digital, logo não há razão para não o adotar.

 

2. Use os dois lados de cada folha

O formato digital é ótimo mas não chega. Às vezes é preciso o uso de papel e, nestes casos, o melhor que pode fazer para poupar papel é utilizar os dois lados de cada folha. Imprimir frente e verso, por exemplo, não custa nada.

Mesmo que se trate de um documento em que precisa apenas de um lado, quando este já não for válido poderá usar a parte de trás para desenhar barcos, ou algo parecido.

 

3. Recicle

Utilizar o ecoponto azul não custa nada, e ajuda a reduzir o consumo de papel. Tudo o que for papel para deitar fora coloque de parte para levar ao ecoponto – o planeta agradece. Se possível, compre também produtos de papel reciclado para apoiar quem faz da reciclagem uma realidade. Veja também as nossas dicas para poupar e reciclar melhor.

 

4. Evite imprimir

Muitas vezes gostamos de imprimir tudo aquilo que achamos importante ou que temos de levar para algum lado, o que acaba por ser um desperdício. Para poupar papel, basta evitar ao máximo gastar tinteiros, e começar a usar o formato PDF  no computador, tablet ou smartphone. Se pensar bem, levar o tablet para a reunião até dá estilo.

 

5. Escreva em letra pequena

Vá ao seu computador e reduza o tamanho de letra com que escreve. Este passo vai fazer com que, ao longo do tempo, gaste muito menos papel. Ao reduzir a letra apenas um tamanho você provavelmente não vai notar a diferença, mas as florestas do planeta vão.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: