Dicas para viajar de carro

Para viajar de carro é importante se certificar de que nada vai correr mal. Siga as nossas dicas antes de começar uma viagem sobre quatro rodas.

Dicas para viajar de carro
Antes de meter o pé no acelerador, conheças as nossas dicas.

Viajar de carro é, hoje em dia, uma prática comum na população portuguesa, quer o destino seja perto, quer seja longe. Para isso, é necessário ter em atenção alguns cuidados que são extremamente importantes para manter a segurança dos passageiros, fazendo com que toda a viagem seja tranquila.

Há quem se canse com o stress do aeroporto e com as complicações dos transportes públicos e, por isso mesmo, prefere aproveitar a paisagem enquanto viaja de carro rumo ao destino que pretende, conseguindo assim conhecer muito mais do que planeava.
Viajar de carro é sinónimo de liberdade e de autonomia, mas pode ser uma tarefa árdua e cansativa. Para que a sua próxima viagem de carro seja perfeita, siga as nossas dicas para viajar de carro.


5 dicas para uma viagem de carro mais segura


1. Calcule os gastos com o combustível

Viajar de carro é totalmente diferente de viajar de comboio ou de avião, nas quais é possível comprar os bilhetes com antecedência e saber exatamente quanto se irá gastar. Porém, o custo de uma viagem de carro é controlado por si. É importante saber quanto irá gastar e não esperar que o marcador do combustível dê o seu sinal, porque numa viagem longa nunca é possível antever a que distância estará o seu próximo posto de abastecimento.


2. Faça uma revisão ao seu veículo com antecedência

É importante verificar se tudo no seu automóvel funciona corretamente. Por segurança e precaução, leve o seu carro ao seu mecânico de confiança com pelo menos 15 dias de antecedência do início da sua viagem, para ter a certeza de que algum reparo poderá ser feito a tempo. Verifique os níveis de óleo e de água e antes de entrar na estrada, encha os pneus. Para evitar problemas, leve um pneu de reserva.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre lazer actualizada ao minuto.

3. Não confie totalmente no GPS

Para muitos condutores, o GPS é um fiel companheiro de viagem. Contudo, ele pode falhar em alguns momentos, e por vezes, nos mais preocupantes, visto que pode vir a falhar, acabando por afirmar e indicar caminhos que não são os esperados do condutor. Isto pode vir a acontecer se o seu GPS estiver desatualizado e por via das dúvidas, tenha à mão um bom e velho mapa, porque nele encontra todos os caminhos possíveis.


4. Leve comida e bebidas

Para fazer uma viagem de carro ainda mais segura e sem complicações, outra coisa que pode fazer é levar a própria comida e bebida de casa, em vez de confiar cegamente nos alimentos que as áreas de serviço possam ter à venda. Para além disso, é uma grande forma de economizar e de poupar. Ao viajar de carro, opte por ter em sua posse frutas, sanduíches leves, bastante água para assim manter todos os passageiros hidratados.


5. Faça várias paragens ao longo do caminho

Fazer uma viagem longa é bastante cansativo para quem conduz e até mesmo para quem o acompanha, por isso o melhor é fazer várias paragens para relaxar e se alimentar. Para não correr o risco de adormecer durante a viagem, mantenha os vidros abertos, fale com as pessoas que viajam consigo e oiça música num volume aceitável para se manter acordado.

Aproveite as nossas dicas e ponha as mãos no volante rumo ao destino que quer!


Veja também: