Dicas para pedir um orçamento a um empreiteiro

Se precisa pedir um orçamento a um empreiteiro, leia primeiro o nosso artigo! As obras já não vão ser um problema se tomar nota das nossas dicas.

Dicas para pedir um orçamento a um empreiteiro
6 dicas que o vão tornar um especialista!

Precisa pedir um orçamento? Para renovar a casa de banho? Acrescentar uma marquise? Pintar a casa? Colocar isolamento térmico? Anda a adiar obras em casa com medo das derrapagens de prazo ou orçamento? Já está a stressar só de pensar em aturar empreiteiros?
 
Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões então este artigo é para si! A nossa primeira dica: se quando vai escolher um telefone ou a torradeira não deixa de comparar, ao extremo, todas as características dos equipamentos, não pode de deixar de fazer o mesmo principio em relação às obras em sua casa.
 

6 Dicas sobre como pedir um orçamento a um empreiteiro

 

1. Defina o âmbito

A primeira tarefa será definir bem aquilo que pretende fazer. Muitas vezes surgem imponderáveis que não conseguiria efetivamente antecipar mas, a maioria dos problemas, começam pela falta de uma definição exata do âmbito e objetivos.
 

2. Faça um caderno de encargos

Para conseguir comparar orçamentos e para, no final, verificar de uma forma objetiva se tudo foi realizado conforme o orçamento, tem que ter uma lista de todos os trabalhos a realizar. Esta listagem, também designada por caderno de encargos, assegura-lhe que todos os concorrentes estão a orçamentar o mesmo trabalho.
 

3. Peça ajuda

Se tiver dúvidas, se não tiver experiência ou se for uma intervenção grande, peça ou contrate ajuda técnica. Aqui o intervalo de opções é muito alargado, tanto pode pedir uma simples opinião como solicitar a realização de um projeto por um técnico habilitado para o efeito. Muitos dos desvios orçamentais e atrasos na realização dos trabalhos, devem-se à falta de um projecto bem feito. Não o pode encarar como um custo mas como uma garantia de que não terá derrapagem de preço nem do prazo.
 

4. Opte por um regime forfait

Deve optar sempre por um regime em que todos os trabalhos do projeto ou da lista estão incluídos num preço fixo. Com este regime tem que evitar, a todo o custo, que outros trabalhos não previstos inicialmente, bem conhecidos como os “já agora…”. Isto reforça a importância de uma boa lista ou projeto.
 

5. Faça prospeção de mercado

Não se limite a pedir orçamento a conhecidos ou a fornecedores sugeridos por amigos. Procure vários empreiteiros e assegure-se que tem boas referências de trabalhos semelhantes já efetuados. Em simultâneo com o pedido de orçamento, peça ao empreiteiro exemplos de trabalhos já realizados e não deixe de os visitar antes de tomar uma decisão.
 

6. Tenha uma boa amostra

Para ter uma amostra realista do mercado precisa, pelo menos, de três orçamentos. Pequenos empreiteiros têm muitas vezes dificuldades em dar orçamentos, por falta de hábito, de tempo e de organização. Precisará de lhes dar algum tempo e de pedir pelo menos cinco ou seis orçamentos a diferentes empreiteiros porque o mais certo é que apenas metade lhe responda.
 
Veja também: