Dropbox ou Google Drive: qual escolher?

Dropbox ou Google Drive? Afinal, qual o melhor serviço para armazenamento e gestão dos seus ficheiros?

Dropbox ou Google Drive: qual escolher?
Qual o melhor serviço para usufruir da “nuvem”?

Guardar os seus ficheiros e aceder aos mesmos a qualquer momento nunca foi tão fácil. Porém, a pergunta impõem-se: Dropbox ou Google Drive? Qual destes é o melhor serviço de armazenamento de ficheiros? Qual é o que oferece mais espaço? E o que oferece mais vantagens? Testámos os dois serviços e dizemos-lhe os prós e os contras de cada um.
 

Dropbox

A Dropbox é um simples serviço de armazenamento de ficheiros na “nuvem” que permite uma fácil organização através de pastas e subpastas. Para além disso, permite também partilhar pastas com outras pessoas o que pode ser bastante útil quando os ficheiros que pretende enviar são demasiado grandes para um e-mail.
 

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento de ficheiros que oferece quase os mesmos recursos que a Dropbox mas que está integrado com a Google. Ou seja, se possuir uma conta Gmail então também terá uma conta no Google Drive.

 

Dropbox Vs. Google Drive: o frente a frente

 

Capacidade de armazenamento

A Dropbox perde imenso neste campo uma vez que apenas oferece 2GB grátis. Consegue adivinhar quanto é que o Google Drive oferece? Não é assim tão pouco. Uns “módicos” 15GB grátis. Mas é possível ter mais espaço livre (de graça, claro!) na Dropbox. Como? Convidando amigos para se registarem no serviço. Pode conseguir até 16GB de espaço livre. No Google Drive isso já não acontece, isto é, os 15GB do início são os 15GB que irá ter sempre.
 

Planos de armazenamento

É possível comprar alguns planos de forma a aumentar a capacidade de armazenamento da sua conta. Para utilizadores “caseiros” a Dropbox oferece 1TB de espaço adicional por cerca de 10€/mês. O Google Drive, porém, oferece um maior leque de planos desde 100GB a 30TB. Mas atenção, o plano de 1TB custa cerca de 10$/mês o que dá à volta de 9€/mês (o preço do planos só está disponível em dólares).
 

Plataformas

A Dropbox está disponível para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Windows Phone, Kindle e Blackberry. Já o Google Drive está apenas disponível para Windows, Mac, iOS e Android. Claro que também pode aceder a cada um destes serviços através do seu browser, portanto…
 

Facilidade de utilização

A Dropbox tem um design bastante simplista, elegante e de fácil uso o que faz com que seja fácil de utilizar por qualquer pessoa. Para além disso, a aplicação existente para os computadores integra-se bastante bem com o computador. O Google Drive, por outro lado, pode ser um pouco confuso e algo organizado.
 

Google Docs

Este é um recurso que diz respeito apenas ao Google Drive. A Google permite que os dois serviços estejam ligados o que permite ao utilizador criar e editar documentos do office para depois os guardar no Google Drive. Um recurso que só oferece vantagens a quem utiliza este serviço.

 

Em conclusão

A escolha de um serviço destes é bastante pessoal e varia consoante o utilizador. A nossa escolha, porém, acaba por recair sobre… os dois. Os dois possuem vários prós e vários contras mas o melhor de tudo é a possibilidade de usufruir de ambos tendo em conta aquilo que pretendemos! Se é possível, porque não aproveitar ambos os serviços?


Veja também: