AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Descubra se é um bom colega de trabalho

É fácil avaliar os outros, mas sabe se é um bom colega de trabalho? Responda às nossas cinco questões e descubra.

Descubra se é um bom colega de trabalho
Responda às nossas 5 questões

Um bom ambiente de trabalho é fundamental, afinal de contas é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Provavelmente conhece bem os conceitos para avaliar os bons e maus colegas. Mas alguma vez parou para pensar e perguntar-se se é um bom colega?


Descubra se é um bom colega em 5 perguntas

 

Quando chega, cumprimenta os seus colegas?

É uma questão de educação, mas parece que há quem se esqueça disso. Se é um bom colega, nunca se esquecerá de cumprimentar os seus colegas assim que chega ao seu local de trabalho.

Não é preciso cumprimentar um a um, nem é preciso andar a distribuir apertos de mãos e beijinhos. Basta um bom dia e um sorriso para começar o dia de forma positiva para si e para todos.
 


Quando um colega pede ajuda, costuma fazê-lo?

Ajudar alguém é uma boa forma não só de criar laços individuais, mas também fortalecer a união entre equipas. Quando percebe que algum colega está mais atarefado, oferecer os seus préstimos é uma boa atitude. Contudo, quer numa ou noutra situação, tenha cuidado em como aceita ajudar ou oferece a ajuda.

Não se vanglorie a todos, quase como a rebaixar o seu colega, por lhe estar a ser pedido apoio. Nem seja mártir e salvador da pátria por ter ajudado. Um pouco de humildade nunca fez mal a ninguém e, pense assim, hoje foi o seu colega a precisar, amanhã pode acontecer o contrário. Isto é um bom colega de trabalho.




Se alguma coisa corre mal, arranja culpados?

Nem sempre as coisas correm como programado e nem sempre a responsabilidade é sua. No entanto, se isso acontecer, assuma a sua responsabilidade. Não tente culpar os seus colegas, empresa ou chefias. Saber aceitar os erros e aprender com eles é sinal de maturidade profissional. Acredite, quem o rodeia saberá admirá-lo por isso.

Também é importante, em momentos de crise, manter a serenidade. Esta é uma qualidade que manterá a equipa coesa, a sua tranquilidade contagiará os outros.
 



É capaz de pedir opinião ou conselhos aos seus colegas?

Pedir opinião ou conselhos a alguém, é validar e reconhecer a sua relevância. É um bom colega se tiver a flexibilidade para ver as coisas através da perspetiva dos seus colegas.

Esta atitude, estar disponível para ouvir e trocar ideias, fomenta e potencia o trabalho de equipa.




Aproveita as pausas para conhecer melhor os seus colegas?

Aproveite as pausas de café e almoço para conhecer melhor os seus colegas. Não só o ajudará a criar uma rede contactos internos, como pode ser uma ajuda para descontrair antes de voltar ao trabalho.

Falar com os colegas fortalece os laços e promove um melhor ambiente de trabalho. As melhores equipas são aquelas que se conhecem, que falam entre si, que têm confiança e conseguem perceber até os sinais não verbais dos colegas. Mas escolha assuntos de interesse comum, não aborreça os outros e não seja intrusivo, não force assuntos ou perguntas sobre temas pessoais. E aprenda a escutar, não faça juízos de valor.

Veja também: