AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Empregabilidade: os melhores cursos

Sempre que um indivíduo entra num curso depara-se com uma preocupação: a empregabilidade.

Empregabilidade: os melhores cursos
Curso profissional ou Curso superior?

Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratadoA definição de empregabilidade, de acordo com Sanches, "traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho”.

Na prática, para os profissionais de Recursos Humanos, relaciona-se com um conjunto de competências que juntam currículo, atitudes, aptidões e qualidades pessoais para trabalho em equipa. Sempre que um indivíduo entra numa universidade preocupa-se com a empregabilidade. Mesmo que o curso que vá frequentar seja o curso que escolheu para a sua vida, aquele para o qual tem vocação, é natural que esse receio surja.


Empregabilidade dos Cursos profissionais vs Cursos superiores

Sabia que há cursos profissionais com maiores taxas de empregabilidade do que alguns cursos superiores? Em Portugal existem mais de 33 mil desempregados com formação superior, maioritariamente mulheres. O índice de desemprego é mais elevado na zona norte, seguido da região de Lisboa e, por fim, pela região centro.

Atualmente, é extremamente necessário que, na altura de escolher um curso, se analisem os índices de empregabilidade dos mesmos, independentemente de serem cursos superiores ou não, de modo a avaliar quais os cursos que podem permitir um acesso facilitado ao mercado de trabalho.


Cursos superiores com maior empregabilidade

Quer conhecer os cursos superiores com maior empregabilidade em Portugal? A maioria destes cursos pertence à área da saúde. Os 5 cursos superiores com maior empregabilidade são os seguintes:

1. Medicina
2. Gestão
3. Engenharia Informática + Design de Média interativos
4. Enfermagem
5. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores



Cursos profissionais com maior empregabilidade

O número de alunos a optar por cursos profissionais tem crescido nos últimos anos. A faculdade já não é, de todo, sinónimo de garantias, no que toca a empregabilidade. Sabe quais os cursos profissionais com maior empregabilidade em Portugal?

1. Novas Tecnologias
Os cursos desta área são cursos, a partida, de sucesso, com níveis de empregabilidade altos.

2. Turismo
Área forte e em constante crescimento em Portugal, com maiores taxas de empregabilidade em época alta.

3. Saúde
Tanto a nível de cursos profissionais como a nível de cursos superiores, os cursos na área da saúde são os que apresentam as taxas mais altas de empregabilidade.

Lembre-se também que existem várias áreas com falta de técnicos específicos, como o caso da canalização, eletricidade, agricultura e eletromecânica, entre outros. Estes setores são uma boa oportunidade se está, neste momento, à procura de uma profissão.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: