Entre Anjos e Santos: uma rota original por fragas, ribeiras e cascatas

Descubra uma forma original de conhecer um dos lugares mais emblemáticos de Vila do Rei: o Penedo Furado. Conheça a rota Entre Anjos e Santos.

Entre Anjos e Santos: uma rota original por fragas, ribeiras e cascatas
Saiba o que poderá encontrar no percurso Entre Anjos e Santos

A ZêzereTrek, empresa com uma “abordagem original e diferenciadora das actividades outdoor”, propõe-lhe uma rota original ao fim-de-semana pelas fragas, ribeiras e cascatas de Vila de Rei. Conheça a região ao passear Entre Anjos e Santos.

Na rota Entre Anjos e Santos

Entre Anjos e Santos é um percurso que, com início no Mercado Municipal de Vila de Rei e a duração de 3 horas, o vai levar a conhecer o Penedo Furado, um dos lugares mais bonitos e místicos da região. De que está à espera? Rume ao centro do país e parta à descoberta de paisagens naturais de cortar respiração.

Preço (inclui seguros, acompanhamento com guia e lanche matinal): desde 10€ Ver experiência em bookinxisto.com/pt >>

O Penedo Furado

Entre Anjos e SantosFonte: Câmara Municipal de Vila de Rei

Situado no concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, o Penedo Furado é um local muito conhecido na região pelas suas características do maciço rochoso. Bastante arborizado, este sítio, fonte de vários contos e lendas, concentra pequenas quedas de água que fazem dele um verdadeiro paraíso e, até, a estância balnear mais procurada no concelho.

Deslizando pelo estreito caminho talhado na rocha, que deu origem ao nome Penedo Furado, a água cristalina da cascata termina numa irresistível piscina natural, escondida na vegetação. Já na zona mais elevada, existe um miradouro de onde é possível observar e absorver a belíssima paisagem de serras e pinhais, a ribeira do Codes e a albufeira da Barragem do Castelo do Bode.

A Aldeia do Xisto de Água Formosa

Entre Anjos e SantosFonte: ADXTUR-Foge Comigo

Também em Vila de Rei, a aldeia de Água Formosa, que deve o nome a uma fonte de água puríssima, fica numa encosta soalheira, entre a Ribeira da Corga e a Ribeira da Galega. A 10 km do Centro Geodésico de Portugal , é uma Aldeia do Xisto onde o som da água a correr, os fornos de lenha espalhados por toda a parte e a simpatia dos locais o vão fazer sentir-se em casa. Aprecie os afloramentos rochosos, atravesse a ponte pedonal sobre a ribeira e espreite as hortas e árvores de fruto que crescem à volta de toda a aldeia.

O que levar?

Para que possa completar o percurso sem desconforto, a ZêzereTrek, empresa organizadora da rota, aconselha-o a usar calçado adequado a piso irregular. Em dias de sol, procure levar também um chapéu e protector solar.

O que visitar nas proximidades?

O percurso Entre Anjos e Santos decorre nas proximidades de diversas praias fluviais (como a da Zaboeira, a 18km, a do Bostelim, a 18.8km, e a do Pego das Cancelas, a 19.6km) e outras atracções locais, como o Lagar da Ferrugenta, a Fonte de Água Formosa (ambos a 7.8km) e o Museu da Geodesia, a 11.5km de distância.

Veja também: