AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista de emprego: como falar dos defeitos e qualidades

Para brilhar na sua entrevista de emprego deve estar preparado para responder à pergunta que a maior parte dos candidatos acha desconfortável.

Entrevista de emprego: como falar dos defeitos e qualidades
Saiba como driblar a pergunta mais traiçoeira da entrevista de emprego.

“Fale-nos das suas qualidades” ou “quais são seus defeitos?” são perguntas que (salvo raras exceções) todos os recrutadores colocam durante a entrevista de emprego. Se deixa os candidatos confortáveis?! Provavelmente não.
 
Mas ao contrário do que possa pensar, estas perguntas não têm como objetivo intimidar quem está a ser entrevistado. Na verdade é apenas uma forma que os recrutadores têm para perceber como reage a este tipo de questões e, simultaneamente, se tem consciência das suas melhores e piores qualidades ou que aspetos da sua personalidade tem a melhorar.
 
Uma entrevista de emprego pode ser considerada uma espécie de jogo mental, jogado a duas frentes: entre o recrutador e o entrevistado. E do seu lado, importa que inspire uma imagem de confiança no seu recrutador, de forma a conduzir o seu “adversário” para que construa uma ideia específica sobre a sua personalidade pessoal e profissional e, consequentemente, a ser o escohido.
 

Como reagir? 

Apesar de poder ser uma das perguntas mais complicadas durante a entrevista de emprego, lembre-se que pode ser a chave para que o seu recrutador avalie não só o seu nível de confiança, mas também a sua honestidade. É aqui que reside o segredo para escapar ileso a esta pergunta: seja honesto e mantenha sempre as suas respostas baseadas nas suas qualidades profissionais.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Qual a reposta correta?

Não existe! Lamentavelmente, a fórmula exata para ultrapassar esta pergunta durante uma entrevista de emprego não foi ainda calculada. Mas uma coisa é certa: tentar fugir à pergunta não o vai ajudar. Da mesma forma, usar os clichés habituais para responder à questão, também não será positivo. Acredite que se há algo que os seus empregadores vão reconhecer de imediato é falsa humildade ou clichés, por isso seja honesto. Somos humanos e como tal, ninguém é perfeito. Todos temos defeitos, por isso não os esconda, pelo contrário, saiba lidar com eles. Admitir que tem qualidades menos positivas não implica que não vá conseguir o emprego a que se está a candidatar. O importante é que mantenha uma postura positiva.
 

Qualidades sim, mas sem exagero!

Por norma, é mais fácil para os candidatos apontarem as suas qualidades numa entrevista de emprego. Mas sejamos francos, todos temos tendência a exagerar um pouco. Além da honestidade (mencionada anteriormente), um pouco de humildade não fica mal.&
 
Ao responder a esta questão destaque as suas competências e qualidades que possam ter um impacto positivo para desempenhar as suas funções. No entanto, evite dar respostas demasiado “pré-fabricadas”. Lembre-se, fuja aos clichés!
 

Converta os seus defeitos em desafios e soluções

Qualquer resposta que dê durante uma entrevista de emprego deve ser orientada para as funções específicas a que se está a candidatar. As perguntas sobre as qualidades e defeitos não são exceção. O segredo aqui passa por mostrar que está disposto a usar esses defeitos para evoluir e melhorar enquanto pessoa e profissional. 
 
Em suma, por muito que gostasse de evitar, o mais certo é que lhe perguntem quais são as suas qualidades e defeitos. Por isso, antes de entrar na sua entrevista de emprego, prepare-se devidamente para estar apto a responder de forma segura e consciente às perguntas chave (que nem sempre o deixam confortável!). Se quer impressionar, lembre-se que deve deixar todo e qualquer nervosismo ou insegurança à porta. Lembre-se que as primeiras impressões podem ser decisivas e a sua entrevista de emprego vai além das perguntas colocadas. Por isso, prepare-se para que na hora “H” possa responder a todas as perguntas de forma segura e incisiva. 
 
Veja também: