7 erros no uso do ar condicionado que fazem disparar as suas contas

Há alguns erros no uso do ar condicionado que fazem disparar as suas contas, pelo que é importante que os conheça para os poder evitar. Saiba mais aqui.

7 erros no uso do ar condicionado que fazem disparar as suas contas
Evite-os e pare de desperdiçar dinheiro

Tem ar condicionado em casa e contas de eletricidade astronómicas? Conheça 7 erros no uso do ar condicionado e pare já com o desperdício.

O primeiro dos erros começa ainda antes do uso. No momento em que se decide pelo sistema de ar condicionado que vai comprar para sua casa, pode já fazer uma grande poupança. Comprar o sistema errado, ou seja, um sistema que não é adequado ao espaço e às suas necessidades é o primeiro erro, mesmo ainda antes de começar a usar.

Tenha em atenção e faça uma compra bem pensada e planeada.

Erros no uso do ar condicionado que tem de parar de cometer


1. Refrescar uma divisão vazia

Refrescar divisões vazias ou mesmo divisões ventiladas ou com armários abertos, pode ser um grande desperdício de dinheiro. Certifique-se que investe num sistema com termóstato de forma a manter a temperatura da casa durante todo o dia, sendo que o ar condicionado só liga quando a temperatura desce ou sobe de determinados parâmetros por si definidos.

2. Colocar a unidade de ar condicionado exposta à luz solar

É um facto de que as unidade de ar condicionado não são propriamente peças de decoração. No entanto, deve ter o cuidado de a colocar longe da exposição solar, uma vez que a localização da unidade de AC pode ter um grande impacto nos custos e é um dos erros no uso do ar condicionado que fazem disparar as suas contas. Tenha também em atenção que as unidades de AC precisam de boa ventilação.

3. Posicionamento das aberturas e termóstato

A forma e o local onde posiciona as aberturas do AC e mesmo os termostatos são fundamentais na poupança. Colocar o termóstato com luz solar direta ou perto de luzes e aparelhos que produzem calor resulta numa leitura imprecisa, fazendo com que o aparelho de ar condicionado trabalhe horas extra. Além disso, se bloquear as aberturas interiores com móveis ou cortinas pode inibir a circulação adequada do ar.

erros no uso do ar condicionado

4. Colocar o termostato muito baixo

Se coloca a temperatura do termostato muito baixa, vai exigir mais do seu aparelho de ar condicionado para manter a temperatura baixa e, consequentemente, vai aumentar a sua conta da luz. O ar condicionado vai ter de trabalhar constantemente para manter a temperatura desejada e isso poderá ainda ter custos extra de manutenção.

5. Não usar ventoinhas

Outro dos erros no uso do ar condicionado é deixar de usar ventoinhas. As ventoinhas ajudam à circulação do ar, ajudando a arrefecê-lo e exigindo menos esforço do seu aparelho de AC.

6. Deixar janelas abertas

Se liga o ar condicionado mas ainda assim mantém as janelas abertas, está claramente a deitar dinheiro ao lixo. Para garantir o bom funcionamento do seu AC e a manutenção da temperatura em casa, feche todas as janelas e abertas de ventilação.

7. Não fazer a limpeza e manutenção

Se não faz a limpeza dos filtros e a manutenção da unidade de ar condicionado, em pouco tempo, irá notar as contas da luz mais elevada e a eficiência do aparelho diminuída. Pelo que tenha sempre em atenção a limpeza do filtro do ar condicionado e a sua correta manutenção.

Veja também: