Erros que os milionários não cometem

Milionários são pessoas comuns que acumulam riqueza seguindo algumas regras e evitando alguns erros. Conheça os erros que deve evitar se quer ganhar dinheiro

Erros que os milionários não cometem
Conheça 5 erros que podem arruinar o seu caminho para a riqueza

Há quem diga que o patamar financeiro para atingir uma riqueza sustentável é o número redondo de um milhão de euros. A partir desse valor fala-se dos milionários ou dos multimilionários (riqueza acima de 2 milhões de euros). Há até livros que prometem ajudá-lo a atingir o seu primeiro milhão de euros.
 
Tipicamente, tendemos a olhar para os ricos com maus olhos. Tendemos a criticar a riqueza quando está no bolso dos outros. Preocupemo-nos agora em olhar para alguns erros que os milionários não cometem, de modo a ajudá-lo a reflectir para que possa atingir esse patamar (ou pelo menos para o ajudar nesse caminho).
 

5 Erros a evitar se quiser ganhar dinheiro a sério e ficar milionário

 

1. Não aprender com os próprios erros:

Errar é humano. Uma expressão popular que costumamos ouvir com alguma recorrência, especialmente quando utilizada para desculpar. Sendo uma frase bem verdadeira deverá levar-nos a questionar sobre a nossa postura em relação ao erro. Podemos errar uma vez. Errar duas vezes... mas repetir o mesmo erro sucessivamente é sinónimo de falta de inteligência. Por outras palavras, temos de aprender com os erros se o nosso objectivo for crescer... e ganhar dinheiro!
 
TOME NOTA:
Ser milionário não é um fim à partida. Contudo, facilita muito a vida. Os milionários são pessoas como as outras mas que evitam alguns erros.

2. Desistir de aprender:

Se pararmos para pensar, conhecemos certamente diversas pessoas que parece que "pararam no tempo". Pessoas que desistiram de aprender. Que se habituaram a viver as suas rotinas sem grandes preocupações e com horizontes mais curtos. Sendo uma opção legítima e que não pode ser criticada, é algo que está reservado a pessoas que não têm grandes objectivos financeiros. Parar de aprender é sinónimo de parar de crescer e não será certamente uma forma de enriquecer.
 
Os milionários preocupam-se em aprender. Não só aprender com os erros mas também em estudar. Seja curioso. Procura informação. Estude os mais variados temas, não só pela sua componente instrumental mas também para ganhar cultura, novos horizontes e formas de ver as coisas. Se falamos do tema dinheiro, estamos a falar de aprender sobre investimentos, produtos financeiros e formas de alcançar novos patamares de riqueza.
 

3. Trabalhar só por dinheiro:

Muitas pessoas são forçadas a trabalhar apenas porque precisam de uma fonte de rendimento. Todos temos de pagar contas e queremos honrar os nossos compromissos. No entanto, sabemos que trabalhar apenas por dinheiro retira todo o sentido ao trabalho, tornando-o muito redutor e penoso.
 
Os milionários procuram fazer aquilo que mais gostam de fazer. Procuram encontrar a sua vocação e descobrir as ocupações onde são realmente competentes. Todos sabemos a diferença de rendimento entre quem faz uma coisa que gosta e quem o faz apenas por... dinheiro?
 

4. Não diversificar fontes de rendimento:

Cada vez mais pessoas estão a encontrar a motivação para procurar a diversificação das fontes de rendimento. Cada vez é mais notório que o risco de um trabalho por conta de outrem está a aumentar. Os mercados estão voláteis e não é bom estar apenas dependente de apenas uma fonte de rendimento.
 
Quem consegue acumular mais dinheiro sabe que deve ter várias fontes de rendimento, fontes alternativas ao seu trabalho por conta de outrem. Falamos aqui de trabalhos por conta própria, rendimento de investimentos ou de poupança, direitos de autor ou outras fontes. Procure formas alternativas de ganhar dinheiro e ponha o seu dinheiro a trabalhar para si.
 

5. Não pagar primeiro a nós próprios:

O mesmo será dizer que devemos poupar. Colocar dinheiro de parte para investir em ativos que possam gerar rendimentos ao longo do tempo. Os milionários sabem que o dinheiro é um óptimo trabalhador. Compram acções e outros ativos financeiros que mais não são do que confiar a gestão do seu dinheiro a gestores e equipas de pessoas competentes. Estas pessoas permitem maximizar os retornos e fazem o trabalho por eles...
 
Estes são apenas alguns factores que deverá ter em conta se pretende aumentar a probabilidade de atingir o seu sucesso financeiro. Ganhar dinheiro é tem tanto de arte como de ciência. Mas a ciência de ganhar dinheiro tem algumas regras básicas e erros que deverá evitar... o resto é dar tempo ao tempo...
 
Veja também: