As 5 melhores escapadinhas alternativas na Europa

Apresentamos-lhe as 5 melhores escapadinhas na Europa, numa seleção que foge aos destinos habituais e tem em conta a sua personalidade e interesses.

As 5 melhores escapadinhas alternativas na Europa
Destinos originais e pouco explorados, escolhidos só para si!

O seu sonho é realizar uma ou duas escapadinhas pela Europa, mas evitando os grandes centros turísticos? Então, vai gostar deste artigo!
Sabemos que Paris, Londres ou Veneza são cidades incontornáveis, que todos devem visitar; no entanto, por vezes impera o desejo de partir à descoberta de outras metrópoles menos conhecidas, mas igualmente belas e interessantes. Com base neste pressuposto, e tendo em conta os seu interesses, preferências e gostos pessoais, fizemos uma seleção alternativa dos 5 melhores destinos europeus para passar uns dias inesquecíveis.
Venha connosco e seja um dos primeiros a descobrir estas cidades verdadeiramente deslumbrantes.
 

NÃO PERCA ESTAS 5 ESCAPADINHAS PELA EUROPA

 

1. PARA UMA ESCAPADINHA ROMÂNTICA: BUDAPESTE (HUNGRIA)

Budapeste

Capital da Hungria e 6ª maior cidade da União Europeia, Budapeste tem vindo a conquistar o seu lugar na lista das mais belas capitais da Europa e das cidades preferidas dos viajantes. Descrita muitas vezes como “a pequena Paris da Europa central”, a sua arquitetura deslumbrante parece andar de mãos dadas com a complexa história da cidade.

Budapeste é composta por 2 áreas bem distintas, que se estendem nas margens do Danúbio e refletem o seu carácter dualista: de um lado, Buda, a suburbana, com as suas ruas e casas medievais, museus, ruínas romanas e, obviamente, o seu fabuloso castelo e a icónica Igreja de S. Matias; do outro, Peste, a sofisticada, que combina sumptuosos edifícios com uma panóplia de antiquários, galerias de arte, livrarias, cafezinhos, passeios à beira rio e o maior edifício parlamentar da Europa, com as suas fachadas góticas.

Se valoriza o amor, o passear de mãos dadas e olhos nos olhos, o encanto de um destino que potencia os sentimentos mais elevados do ser humano, então esta é a escapadinha pela Europa que lhe recomendamos: integrada no impressionante cenário do majestoso Rio Danúbio, conte com Budapeste para apelar ao romântico que há em si. 

Dica: desfrute ainda da deliciosa gastronomia e doçaria húngara, relaxando depois nos famosos banhos turcos, grande parte dos quais está localizada em antigos palácios.

 

2. PARA UMA ESCAPADINHA MUSICAL: MANCHESTER (REINO UNIDO)

Manchester

Manchester, capital comercial e cultural de Lancashire, deve a maior parte da sua fama à obsessão pelo futebol.  Mas a cidade é muito mais do que isso, impondo-se como um reconhecido centro artístico, de media e de educação superior. 

O potencial turístico da cidade foi exponencialmente aumentado em anos mais ou menos recentes, quando usufruiu de inúmeras iniciativas: o projeto Castlefield, com o seu complexo de museus, a extensão das estruturas de entretenimento e desporto da cidade e o desenvolvimento do seu centro histórico, transformando-o numa apelativa área comercial. Neste âmbito, não deixe de descobrir o centro artístico The Lowry, nem de fazer umas compras no Mercado Affleck’s Palace.

Mas a nossa principal recomendação é que usufrua do ambiente amistoso da cidade, participando na sua animada vida noturna: vá a um pub e disfrute da vibrante atmosfera musical de Manchester. Afinal, a cidade goza de grande fama mundial por ter sido berço de uma grande quantidade de bandas, muitas delas percursoras de grandes movimentos da música. Quem não se lembra dos New Order, Joy Division, Simply Red, The Smiths, Stone Roses, Happy Mondays, Chemical Brothers, The Ting Tings e Oasis?

 

3. PARA UMA ESCAPADINHA HISTÓRICA: RODES  (GRÉCIA)

Rodes, Grécia

Rodes é a capital e maior cidade da Ilha grega com o mesmo nome, e uma das nossas escapadinhas preferidas na Europa. Famosa por ser o lar do Colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas da Antiguidade, esta cidade medieval foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Rodeada por águas do mais intenso azul , a cidade de Rodes é a combinação perfeita entre monumentos históricos e as comodidades da vida moderna. 

Prepare-se, desde logo, para dar de caras com 2 cidades dentro de uma só. Ao entrar na zona da Cidade Antiga vai perceber de imediato que se encontra numa das maiores cidades medievais europeias, tocada por inúmeras culturas e diferentes civilizações: castelos, ruínas romanas e mesquitas bizantinas, vai encontrar de tudo, num verdadeiro labirinto de ruas com 24 séculos de história.  Já na Cidade Nova, poderá observar uma arquitetura veneziana, neoclássica e moderna, tendo acesso às mais luxuosas boutiques, a restaurantes, bares e cafés de qualidade gourmet e a uma praia excelente.

Dica: é obrigatória uma visita ao Porto Mandraki, uma pequena marina de onde pode usufruir de fantásticas vistas das muralhas da cidade. Conta a lenda que esta era a localização do referido Colosso de Rodes.

 

4. PARA UMA ESCAPADINHA CULTURAL: BASILEIA (SUIÇA)

Basileia

Esta cidade está localizada nas margens do Rio Reno, que a divide em  Grande Basileia e Pequena Basileia. Fazendo fronteira quer com a Alemanha, quer com a França, naturalmente apresenta um ambiente multicultural absolutamente único e singular. 

Além de ser a mais antiga cidade universitária da Suiça e de possuir um centro medieval histórico deslumbrante, Basileia oferece também exemplos arquitetónicos clássicos e contemporâneos incrivelmente belos. Não deixe passar uma visita à Catedral, de traços romanescos e góticos, e à Câmara Municipal, da época do Renascimento. Ainda na cidade antiga, poderá usufruir de pequenas boutiques, livrarias centenárias, lojas de design moderno e muitas outras atrações.

Mas a razão para Basileia estar na nossa lista das 5 melhores escapadinhas alternativas na Europa é muito simples: com a maior concentração de museus do país, esta cidade é o verdadeiro sonho para qualquer amante da cultura. São 40 espaços internacionalmente reconhecidos, que incluem o Museu de Arte de Basileia, o Museu das Culturas e a Fundação Beyeler. Além disso, uma vez por ano, a cidade recebe a Art| Basel, a maior feira de arte contemporânea do mundo.

Dica: faça uma visita a "Läckerli Huus" e delicie-se com o bolo de mel tradicional da Basileia. Vale mesmo a pena!

 

5. PARA UMA ESCAPADINHA VERDE: FREIBURG (ALEMANHA)

Freiburg

Freiburg é uma cidade da região de Breisgau, atravessada pelo rio Dreisam e quase totalmente cercada de montanhas e da mais perfeita natureza. Cidade universitária de excelência, é também considerada como a mais quente e solarenga da Alemanha, oferecendo uma grande qualidade de vida e uma vivência cultural invejável.

Apesar do seu ambiente de conto de fadas medieval, é uma das cidades mais ecológicas do planeta, sendo famosa pelo seu desenho urbano, pelas suas construções eco-friendly, pela produção, pesquisa e utilização de energia solar e pela ausência de carros no centro histórico, conjugada com um eficiente sistema de transportes públicos que assegura a mobilidade.

Dica: muita da sedução de Freiburg assenta no facto de estar localizada mesmo à entrada da mítica e fabulosa “Floresta Negra”: não perca a oportunidade de a conhecer um pouco melhor.



E então, já decidiu se a sua escapadinha pela Europa será mais flores e corações ou árvores e ar puro? Qualquer que seja a sua preferência, a dois ou num grupo de amigos, esperamos que tenha encontrado nas nossas sugestões o seu destino de eleição. Faça as malas, prepare o coração ou a mente para conhecer uma cidade original e... boa escapadinha!
 

Todas as dicas e promoções de Viagem na subscrição da nossa Newsletter


Veja também: