Escapadinhas no Alentejo: as nossas sugestões

Conheça o Alentejo numa escapadinha. Siga as nossas sugestões de atividades e saiba onde ficar alojado.

Escapadinhas no Alentejo: as nossas sugestões
O que fazer e onde ficar.

Todo o português devia fazer uma escapadinha no Alentejo. Há quem opte pelo turismo rural, por pernoitar em hotéis junto a praias deslumbrantes, parques de campismo de renome, ou simplesmente escapadinhas de fins-de-semana. Certo é que o Alentejo oferece a possibilidade ao seu visitante de poder desfrutar de todas as valências e potencialidades desta região, conseguindo ter a proeza de fazer o turista sentir-se em casa.
 
Cada vez mais o Alentejo é um destino muito desejado, visto que a oferta de alojamentos de qualidade tornou-se, nos últimos anos, mais abundante e variada, existindo, desta forma, muitas opções onde pode passar umas curtas férias e aproveitar a sua escapadinha pelo Alentejo com maior tranquilidade.
 
Gostaria de passar um fim de semana no Alentejo? Não hesite. Opte pelas nossas sugestões e verá que a magia desta região o vai convencer e agradar.
 

O que fazer numa escapadinha no Alentejo

No Alentejo é diversificada a oferta de serviços: atividades aquáticas, passeios na natureza a pé, de btt ou jipe, degustação de produtos locais, desportos de ar livre, visitas a museus e monumentos, entre outros. Conheça os nossos roteiros cultural e natural.
 

Roteiro Cultural

  • Visita à Adega Mayor, em Campo Maior: concebida por Siza Vieira, este é um dos locais de paragem obrigatória numa escapadinha ao Alentejo. Visite as instalações e prove os melhores vinhos da região;

  • Visita ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas: viaje pela arte portuguesa contemporânea dos anos 80 até aos nossos dias. Aprecie obras de pintura, fotografias, esculturas e instalações belíssimas;

  • Conheça o artesanato alentejano: o Alentejo é o maior centro oleiro do país e que produz mais loiça utilitária e decorativa. Incontornáveis e conhecidos mundialmente são os tapetes de lã de Arraiolos, os “alinhavados” de Nisa e as mantas de Reguengos de Monsaraz e de Mértola. Conheça os trabalhos em couro, cortiça e madeira, os bonecos de Estremoz e ainda o vestuário tradicional e os chocalhos.
 

Roteiro Natural



No Alentejo, o património natural é combinado com o design e a modernidade.  Por lá, pode aproveitar para realizar passeios a cavalo e de charrete pela manhã ou ao fim da tarde. Depois, siga para Mértola, desfrute da Praia Fluvial e visite as impressionantes Minas de S. Domingos. Na passagem para águas mais salgadas, não deixe de aproveitar a vista e o aroma das estevas do Pico do Mú, em plena serra do Caldeirão, perto de Almodôvar.
 
Depois disso, o Alqueva merece a sua visita. Faça um passeio de barco por lá. Na faixa litoral do Alentejo, delicie-se com as cataplanas e as caldeiradas. O Alentejo é um lugar de sabores que deixam marca e nos fazem voltar, graças aos roteiros gastronómicos que se multiplicam. Uma sugestão é um jantar perto do mar. Prove um peixe fresquíssimo acompanhado de vinho branco ou saboreie a fusão dos sabores tradicionais de uma cozinha cada vez mais sofisticada.
 

Onde dormir

No Alentejo encontra uma oferta de alojamento diversificada e de qualidade: hotéis de charme ou de luxo, pousadas, turismo rural ou parques de campismo. Temos duas opções para si.
 

Hotel Dom Fernando

Localizado a 5 minutos do centro histórico de Évora, o Hotel Dom Fernando oferece as melhores instalações e serviços ao seu visitante. Este hotel contempla uma decoração em estilo moderno que sofre influências da traça tradicional alentejana, apresentando-se como um espaço acolhedor para quem o visita. Para além, desfrute da piscina, mergulhando nos contrastes alentejanos.
 

Hotel Francis

O Hotel Francis é uma moderna unidade hoteleira com 45 quartos, onde o conforto e a funcionalidade se aliam de forma a ir ao encontro de um objetivo principal: a satisfação máxima do turista. Este espaço está situado em Beja, junto ao Parque de Feiras e Exposições, da Rodoviária de Beja e das Piscinas Municipais descobertas, e está localizado a 5 minutos a pé do centro da cidade e das suas principais atrações, incluindo o Castelo de Beja e o Museu Regional.
 

Outras boas sugestões:

 
Não fique à sombra da árvore como um verdadeiro alentejano e faça uma escapadinha pelo Alentejo, uma das zonas mais bonitas de Portugal!
 
Veja também: