AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para escolher a fotografia para o CV

Não subestime o impacto de uma imagem no seu curriculum (seja pela positiva ou pela negativa). Antes de inserir uma foto saiba quais os cuidados a ter na escolha da fotografia para o CV. 

5 Dicas para escolher a fotografia para o CV
A sua foto pode ser decisiva.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. A frase é bem conhecida e todos sabem que está correta. E nem mesmo o seu Curriculum Vitae (CV) está livre desta "sentença". A fotografia que incluir no seu CV pode mesmo ditar se é ou não o candidato selecionado. Por isso na hora de escolher a fotografia para o CV é melhor ter em consideração as dicas seguintes.


Escolher a fotografia para o CV: 5 cuidados essenciais

Uma fotografia no seu CV pode ajudá-lo a captar a atenção dos seus recrutadores, mas apenas se for boa. Por esta razão, deve optar por uma imagem que transmita seriedade e profissionalismo, duas características imperativas no meio laboral. Antes de incluir uma das fotos que tem perdidas no seu computador, pare e pense se é de facto a melhor opção. Para o ajudar a escolher a melhor fotografia para o seu CV, tenha atenção a estas dicas.


Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

1.Adote uma postura profissional

Um dos erros mais frequentes detetados nos CV’s está precisamente relacionado com a fotografia. Lembre-se disto: está a escolher uma foto para o seu CV, não para o seu perfil no Facebook ou Instagram. Portanto: selfies, fotos com poses ou gestos, adereços de decoração (por exemplo) são para esquecer. Deve adotar uma postura profissional, afinal é a sua imagem e reputação profissional que está em causa e a foto deve ser adequada a essa finalidade. Além disso, deve ter atenção à sua postura corporal. Mantenha as suas costas e tronco direitos sem, no entanto, parecer demasiado rígido. A ideia é que seja capaz de transmitir segurança e confiança. E claro, braços cruzados ou mãos nos bolsos são para evitar. Já agora sorria. Alguns especialistas afirmam que um sorriso ajuda a criar empatia e, além disso, fica sempre bem.


2. Use uma fotografia com boa qualidade

As fotos tiradas com o telemóvel ou webcam do computador, com má iluminação ou desfocadas não são sequer opção. Mais uma vez, a fotografia que incluir no seu CV vai ser usada no primeiro contacto com os seus recrutadores e potenciais empregadores. Aposte numa imagem com qualidade. Se necessário, recorra aos serviços de um profissional. Verá que é um bom investimento.


3. Tenha atenção à indumentária

Se prestou atenção aos pontos anteriores, este não será novidade. Se quer passar uma imagem cuidada e profissional deve escolher uma roupa adequada. Um visual sóbrio e elegante é o ideal. Fato e gravata para os senhores, vestido ou fato simples para as senhoras, por exemplo. E, no caso das senhoras, a questão da imagem abrange também os penteados e maquilhagem. Nada de penteados abusivos ou a taparem a cara. E a maquilhagem deve ser natural. Nada de exageros.


4. Use uma foto atual

A ideia de ter uma foto no seu CV é permitir que os seus recrutadores o identifiquem, portanto, assegure-se que escolhe uma imagem atual.


5. Mantenha os olhos na câmara

Escolha uma imagem que permita ver bem o seu rosto e na qual esteja a olhar diretamente para a câmara. De certa forma ajuda a criar a ideia de contacto visual. Certamente os seus recrutadores não vão achar grande piada a uma fotografia em que está a olhar para o lado.


Uma questão de imagem

Nos dias que correm a imagem é fundamental. Ou melhor, uma boa imagem. Daí que seja tão importante escolher a fotografia ideal para o seu CV. Mas não se esqueça que há casos em que os recrutadores não fazem questão que os CV’s dos seus candidatos tenham fotos. O ideal é que analise cada proposta e personalize o seu curriculum de acordo com as especificidades de cada uma. E com ou sem foto garanta que dá nas vistas.


Veja também: