Como escolher um crédito consolidado

Tenha sempre como referência a TAEG, visto que traduz os custos totais do crédito consolidado.

Como escolher um crédito consolidado
O que considerar ao procurar um crédito consolidado

No recurso ao crédito consolidado existem alguns factores importantes a ter em conta antes de optar por uma instituição financeira. As condições que cada instituição de crédito oferece variam entre elas, pelo que vai necessitar de tempo livre para procurar as melhores condições para si.
 

O mais importante a considerar: a TAEG

Para melhor comparar o custo do crédito consolidado, utilize como referência a TAEG, Taxa Anual Efectiva Global de Encargos, uma vez que esta reflecte o custo total do crédito, incluindo os seguros, juros e comissões.
 

Faça simulações

Este processo pode ser longo e exigente em termos de disponibilidade. Uma boa opção será recorrer à internet e efectuar várias simulações ou recorrer a comparadores online.
Para além de gratuitos e disponíveis 24 horas, se efectuar simulações para diferentes instituições, depois poderá utilizar os resultados para negociar com as várias entidades e assim obter condições mais vantajosas.
 
 
JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.

Documentos necessários

Quanto à documentação necessária que terá de apresentar para obter um crédito consolidado, geralmente são solicitados os seguintes documentos:
  • Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão
  • Fotocópia do cartão de contribuinte ou do cartão de cidadão
  • Fotocópia dos últimos três recibos de vencimento / Última declaração de IRS
  • Três últimos extractos bancários
  • Comprovativo de morada (factura de água, electricidade ou telefone)
  • Nos casos em que o requerente do crédito consolidado é casado, é-lhe pedido, igualmente, que apresente os mesmos documentos do cônjuge.
 

Quanto tempo demora?

Relativamente ao tempo necessário para ser efectuada a consolidação de créditos, de um modo geral, este varia entre dois dias a duas semanas, consoante a instituição ou empresa que lhe concede o crédito consolidado. Normalmente este processo divide-se em duas fases distintas, sendo elas a aprovação do crédito consolidado e a resolução do crédito consolidado.
 
Poupe até 60%, reduza as suas mensalidades com o crédito consolidado, saiba como.
 
Veja também:

Continuar a Ler