AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Estudar nos Estados Unidos

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos estudantes. Se é o seu, fique a saber tudo no nosso artigo.

Estudar nos Estados Unidos
Tudo o que precisa saber.

Estudar nos Estados Unidos é o primeiro passo para o sonho americano. A prova disso são os mais de 650 mil estudantes, de todo o mundo, que todos os anos partem para estudar nos Estados Unidos. A promessa de um ensino de excelência, a possibilidade de conseguir o emprego e uma vida de sonho na terra do Tio Sam são aliciantes.
 
Não se deixe iludir pelos filmes, um ensino de excelência pede alunos de excelência e vai ter que trabalhar muito para conseguir os seus objetivos. Ser aceite numa universidade, conseguir uma bolsa de estudo e um visto são só alguns dos desafios que se aproximam.
 
Há vários documentos que precisa preencher e entregar antes do fim do prazo de candidatura, a saber: o formulário de candidatura, uma certidão de habilitações, cartas de recomendação,  uma carta de motivação, os testes de admissão, uma prova de capacidade financeira, o currículo, entre outros. O processo começa um ano antes e há muito a fazer.
 

Sistema de Ensino

Nos Estados Unidos, a oferta escolar é variada, contudo, seja qual for a escola ou método de ensino escolhido, a avaliação é contínua e são precisos doze anos até a matrícula na faculdade.
 
Chegados a esta fase, o sistema é muito diferente do português. Cada universidade tem os seus requisitos específicos, pelo que encontradas as universidades com o curso que pretende, é necessário apresentar uma candidatura exclusiva a cada a uma delas.
 
Nos Estados Unidos, as licenciaturas denominam-se de Bachelor’s Degree, duram quatro ou cinco anos, dependendo do curso escolhido, e estão divididas em duas fases: lower division ou core courses (gerais) e major e minor ou upper division courses (específicas).
 
Os anos académicos duram nove meses, com início no final de agosto ou início de setembro e fim no mês de maio. As universidades definem, de acordo com a sua conveniência, as datas do ano letivo, algumas admitem alunos em qualquer período e outras têm aulas também no verão.
 
O sistema de avaliação também é diferente do português. Se vai estudar nos Estados Unidos, fique a saber que as notas podem ser atribuídas de A a D, sendo que A é a nota mais elevada, ou de 0 a 4, sendo que 3 equivale a 15 e 4 a 20, por exemplo.
 

Universidades

Recentemente, várias universidades foram eleitas como as melhores do mundo. Numa lista de dez, uma revista inglesa elegeu sete norte-americanas, designadamente: a California Institute of Technology, a Harvard University, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Princeton University, University of Califórnia (Berkeley) e a University of Chicago.
 
Contudo, a sua escolha depende do curso que escolher e do seu orçamento. Nesta página, pode pesquisar universidades por curso, localização, valor das propinas, campus entre outras opções.
 

Propinas e Bolsas de Estudo

O valor das propinas é fixado por cada universidade, mas para ficar com uma ideia de valores, por ano letivo, pode variar entre 15.000 e os 40.000 dólares. A estes valores é necessário somar todos os custos relacionados com transportes, alimentação, alojamento, saúde, material escolar e afins. Feitas as contas, o custo total, pode rondar os 26.000 e os 60.000 dólares, por ano letivo.
 
Nos Estados Unidos, as bolsas de estudo são atribuídas, maioritariamente, tendo em conta o mérito académico. Quem for atleta e quiser integrar a equipa da universidade, pode ver os seus estudos pagos na parcialmente ou na totalidade. Porque as universidades públicas recebem fundos do Estado, a ajuda financeira para estudantes internacionais, está mais disponível em instituições privadas.
 
Através dos motores de busca Funding For US Study, Meritaid e International Scholarships encontra programas de ajuda financeira para estudantes internacionais. Neste artigo encontra a lista das dez universidades com melhores bolsas para estudantes estrangeiros. Aqui e aqui está a lista semanal de bolsas atribuídas. Aqui tem a lista de todas as universidades acreditadas nos Estados Unidos. A Go Campus é uma organização americana que recruta estudantes de todo o mundo para estudar nos Estados Unidos, pode saber mais aqui.
 
O Estado Português, alguns organismos públicos, entidades municipais e instituições privadas têm programas de bolsas de estudo para quem pretende estudar no estrangeiro. Pode saber mais aqui.
 

Visto de Estudante

Para solicitar o visto, tem que ser admitido numa escola, esta deve emitir o formulário I-20 - Certificado de Elegibilidade, e tem que registar o aluno no sistema SEVIS. Os vistos de estudante requerem matrícula a tempo inteiro e, regra geral, não autorizam que trabalhe fora do campus.
 
Além disto, é necessário provar que tem meios para pagar todos os custos para estudar nos Estados Unidos. Os alunos matriculados em escolas públicas, têm que provar que pagaram as propinas e não podem estar escritos mais do que um ano.
 
Os vistos de estudantes podem ser F, J ou M, são emitidos no prazo de uma semana pela Embaixada dos Estados Unidos, e têm um custo de 136 euros.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
 
Veja também: