10 regras de etiqueta de casamento para convidados

Conheça algumas das principais regras de etiqueta de casamento para convidados que devem ser seguidas.

10 regras de etiqueta de casamento para convidados
Siga as regras de ouro para ser um convidado exemplar

Ainda que todos os convidados reconheçam a importância deste dia para os noivos, muitos falham por não conhecerem o protocolo associado a este tipo de cerimónias. Se já tem alguns casamentos em agenda e quer ser um convidado exemplar, siga estas regras de etiqueta de casamento para convidados que lhe deixamos.

Etiqueta de casamento para convidados: Do’s & Dont’s

1. Responder aos convites no tempo previsto

Uma das principais (e mais importantes) regras de etiqueta de casamento para convidados está relacionada com a resposta aos convites. Habitualmente, os convites, além da informação do grande dia (data, hora e local da cerimónia religiosa e do copo-de-água) indica ainda os contactos dos noivos e a data limite para confirmação da presença.

E acredite, para os noivos, ter todas as confirmações a tempo é muito importante, para que eles possam confirmar com os serviços contratados o número de pessoas presentes no casamento, possam definir a organização das mesas, etc. Por isso, não se esqueça: responda ao convite na data prevista.

2. Confirmar um acompanhante sem ter sido indicado um no convite

Quando confirmar a sua presença, só deve confirmar a do seu acompanhante se no convite estiver indicado um. Nada de tomar liberdades de acrescentar pessoas. Essa decisão é dos noivos.

3. Usar branco ou preto

cores casamento

Se há cor que está proibida para convidados é o branco. Dita o protocolo que a noiva deve ser a única pessoa a usar branco no casamento. E quem diz branco, diz as restantes cores habituais num vestido de casamento (como champanhe, marfim, bege ou pêssego, por exemplo). A menos que seja dama-de-honor e a noiva peça especificamente para vestir branco ou uma das outras cores indicadas, estes são tons a evitar.

Na lista de exclusões está também o preto, principalmente o look preto total, por ser associado a momentos menos alegres, o oposto de um casamento. Ainda assim, se não reparou e vai quebrar a regra, pode sempre personalizar os vestidos brancos e pretos com elementos de cores fortes (com acessórios, por exemplo, como sapatos, carteiras, brincos ou colares) para quebrar a predominância destes tons.

4. Dar mais nas vistas do que a noiva

Outra regra de ouro quando o assunto é a etiqueta de casamento para convidados, principalmente para algumas convidadas. É certo que um casamento é uma oportunidade para os convidados apostarem em looks mais cuidados e vistosos do que no dia-a-dia, mas são convidados.

As estrelas do dia são os noivos, em particular a noiva, por isso, cuidado na hora de escolher o vestido tenha atenção ao que escolhe. Nada de vestidos demasiado vistosos, com muitos brilhos ou demasiados rodados ao estilo princesa, por exemplo. Isso fica para a noiva.

5. Mostrar demasiada pele

Mais uma para as senhoras. Sim, pode apostar num vestido sem costas ou com um decote mais pronunciado, mas não significa que possa estar demasiado exposta. Isto vai fazer com que chame demasiadas atenções para si. E, na qualidade de convidada exemplar, não vai querer isso!

6. Faltar à cerimónia de casamento

cerimónia

Uma das principais partes do casamento é o casamento propriamente dito, que é como quem diz, a cerimónia (seja ela civil ou religiosa). E foi convidado para essa cerimónia. É de muito mau tom estar ausente desta parte. E mais: deve entrar no local da cerimónia antes da noiva.

E, claro, deve desligar o telemóvel ou tirar o som durante a cerimónia e deve comportar-se adequadamente.

Além disso, deve ter atenção aos lugares que escolhe. Os lugares da frente, habitualmente, são reservados para pessoas mais próximas dos noivos.

7. Comportamento durante a festa

Há alguns comportamentos que deve evitar também na grande festa, o copo-de-água. Beber em excesso é um deles. Sim, é uma festa e é normal que faça uns brindes com os noivos e afins. Mas o excesso de álcool pode fazer com que perca a noção e a elegância.

8. Não se despedir dos noivos antes de sair

Nada de “sair à francesa”. Se tiver que ir embora, deve  ir despedir-se dos noivos e desejar felicidades para o futuro.

9. Armar-se em paparazzi

foto

Os noivos contrataram um serviço de fotografia e é fundamental que não perturbe os profissionais que estão a trabalhar. Quer tirar uma foto com o seu telemóvel, tudo bem. Mas nada de se colocar à frente dos fotógrafos e roubar-lhes o ângulo da foto, deixar o seu telemóvel no campo de visão deles ou arruinar a foto deles com o flash da sua foto. Em última instância a melhor foto deve ser deles.

10. Fazer críticas ou comparações

Houve algum problema com o catering ou outro elemento do casamento? Fale com o wedding planner, o chefe de sala ou outra pessoa que esteja encarregue da organização do dia. Nunca os noivos. O mesmo se aplica às comparações com outros casamentos. Os noivos devem aproveitar o dia e o dia não é para estarem a ouvir as suas críticas e comparações.

Veja também: