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10 exercícios para a memória mais robusta

Um cérebro vigoroso é essencial para uma vida saudável. Conheço os exercícios para a memória que o ajudam a estimular o cérebro.

10 exercícios para a memória mais robusta
Quer evitar perdas de memória? Faça estes exercícios

A esmagadora maioria da população já sentiu dificuldades em recordar um momento ou uma conversa em particular. Hoje em dia, existem diversos exercícios para a memória que ajudam a evitar estas situações e a manter um cérebro robusto e revitalizado.

Com o avançar da idade, o cérebro vai perdendo capacidades cognitivas. Exercitar o cérebro é fundamental para manter funcional a actividade cognitiva que nos permite interpretar corretamente os milhares de estímulos que recebemos diariamente.

O cérebro armazena dois tipos de memória:

  • Curto prazo: guarda as informações mais imediatas;
  • Longo Prazo: armazena as informações mais relevantes que foram acontecendo ao longo da vida;

Em termos neurológicos, a memória de curto prazo é a mais afetada com o avançar da idade e, por isso, é aquela que deve ser trabalhada com regularidade para que sejam evitados os episódios de falha de memória. 

Estimular o cérebro é fundamental para não confundir o passado com o presente e para prevenir doenças degenerativas como é a doença de Alzheimer.



10 exercícios para a memória que pode fazer em casa


1. Palavras Cruzadas

Um dos jogos mais recomendados para quem quer exercitar a memória diariamente. Podem ser jogados sozinho ou em grupo e exigem um esforço mental acrescido para responder corretamente a todas as perguntas. Excelente para estimular a memória e o discernimento.



2. Ler

Ler é um hábito excelente para estimular o cérebro e combater as perdas de memória. A leitura ganha particular importância na terceira idade já que estimula a memória a curto e longo prazo.



3. Jogos de palavras

Memoriza uma palavra e tente lembrar-se de pelo menos outras três palavras que comecem pela mesma letra. Poderá repetir este exercício várias vezes ao dia.



4. Jogo das Diferenças

O famoso “jogo das sete diferenças” é uma boa ferramenta para estimular o cérebro. O objetivo é encontrar todas as diferenças entre as duas imagens apresentadas. Esta é uma boa forma de exercitar a memória visual.



5. Sudoku

Neste caso é exercitada a perceção cognitiva e a capacidade de cálculo (existem diversos níveis de dificuldade que podem e devem ser explorados).



6. Tomar banho/vestir-se de olhos fechados

É um excelente exercício para treinar a memória visual, já que o cérebro é “obrigado” a recriar o espaço envolvente.



7. Trocar de lado o rato do computador

Este é um exercício altamente estimulante para o cérebro. Esta é uma técnica para estimular a concentração através da quebra da rotina. O mesmo é aplicado para a troca de mão com que lava os dentes e a troca de pulso onde habitualmente coloca o relógio.



8. Memorize a lista de compras

Todos sabemos que a melhor forma de planear uma ida ao supermercado é a elaboração de uma lista de compras. Mas se quer exercitar o cérebro deixe essa lista na carteira e tente lembrar-se de todos os produtos que necessita. No final confira se comprou tudo o que constava da lista.



9. Estimule o paladar

Prove novos alimentos. O cérebro também é estimulado quando acrescenta novos sabores e texturas aos alimentos que consome regularmente. Desta forma, são criadas novas sensações e estímulos vitais para o bom funcionamento da atividade cerebral.



10. Aprenda novas palavras

Tente este exercício para a memória – aprenda uma nova palavra e respetivo significado todos os dias. O aumento do vocabulário é fundamental para exercitar a criatividade, o raciocínio e a memória.


Além destes dez exercícios para a memória é essencial manter um estilo de vida saudável: uma boa alimentação aliada à prática regular de exercício também é importante para manter o cérebro funcional.

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