12 dicas para fazer boa figura num hotel de 5 estrelas

Quem se vai alojar num hotel de 5 estrelas pela primeira vez deve ter em mente um conjunto de normas para fazer boa figura. 

12 dicas para fazer boa figura num hotel de 5 estrelas
O que fazer, e não fazer, num hotel de cinco estrelas

Quando se aloja num hotel de 5 estrelas é importante ter em mente um conjunto de normas que deverá observar para que a sua estadia ocorra sem incidentes “trágicos”.

Atenta a essas situações e erros, e após presenciar diversas experiências e peripécias com clientes pouco acostumados às regras de etiqueta, a inglesa Britanny Kriegstein resolveu criar uma lista com o que se deve e não deve fazer, quando se está hospedado num hotel de cinco estrelas.
 

O que fazer num hotel de 5 estrelas

É essa lista de “do’s and dont’s”, à qual acrescentamos algumas dicas úteis:
 

Não abra a porta se não tiver roupa

Tenha o cuidado de estar vestido quando chamar o serviço de quartos. Por norma, o “room service” dos melhores hotéis é mais eficiente, não será boa ideia meter-se na banheira, confiante que pode tomar um longo banhado enquanto espera pelo serviço...

 

A educação não tem preço

Estar hospedado num hotel mais caro não faz de si uma pessoa mais importante, nem torna quem o serve menos pessoa por isso. Lembre-se que a boa educação é fundamental se quiser ser bem tratado. Ser arrogante e não falar com ninguém, não sorrir ou não agradecer, certamente que não o vai tornar mais popular entre os empregados do hotel.

 

Beber com peso, conta e medida

Um mini bar repleto de bebidas pode ser muito tentador, mas não é de bom tom “despejar” todo o conteúdo do mini bar. É preferível, se a sede é assim tanta, descer e beber alguns cocktails no bar do hotel.

 

Não tenha medo de dar opiniões

Lá porque está num dos melhores hotéis que o dinheiro pode comprar, não quer dizer que tudo seja perfeito. Há sempre lugar para se melhorar, e os hotéis agradecem o feedback. Sugestões ou críticas construtivas serão sempre tomadas em conta, e não se esqueça, que se exigente é certamente sinal de gosto pela excelência.

 

Há limites para a excentricidade

Uma banheira cheia de champanhe, vasos decorados só com flores azuis, uvas descascadas e sem grainhas, ovos cozidos a 85 º C, ou ter sintonizado na televisão um canal específico de notícias da Coreia do Sul são só alguns dos pedidos excêntricos com que um hotel de 5 estrelas tem de lidar diariamente. Se é verdade que um bom hotel tudo fará para o agradar, não se esqueça que certamente não provocará a melhor das impressões com esse tipo de pedidos.

 

Sempre as boas maneiras

Não cumprimentar uma pessoa que o cumprimentou ou com quem se cruzou no elevador ou no corredor, ou algum empregado que o está servir é apenas má-educação e falta de respeito pelo outro. Cumprimente os outros, se quer ser levado a sério e respeitado.

 

A limpeza do quarto

A privacidade é importante e o seu quarto é como uma “casa temporária”, mas um hotel de 5 estrelas tem protocolos para cumprir. Recolher lixo, abastecer o mini bar, mudar as toalhas e a cama.

Lembre-se que o hotel está interessado em servi-lo bem, se não quer ser incomodado use o aviso para colocar na porta e certamente que não será incomodado.

 

Faça os pedidos especiais com antecedência

Se tem pedidos especiais ou sabe a que horas quer comer ou beber algo, faça um pedido com antecedência para que tudo seja arranjado a tempo e não haja atrasos. 

 

Perguntar pelas celebridades

Se está num hotel de 5 estrelas é bem provável que lá esteja hospedada uma celebridade. Quando souber que divide o alojamento com uma estrela, não pergunte pelas celebridades, não tente tirar fotografias não solicitadas das mesmas e tente ser discreto. Respeite a intimidade dos outros. 

 

O restaurante

Se luxo e classe são sinónimos de um hotel de 5 estrelas, o que ajuda a definir um hotel de topo é o seu restaurante. Neste tipo de hotel é obrigatório ter um restaurante de luxo, com direito a menu rico e uma vasta lista de vinhos. O serviço é parte importante do hotel. Não vão deixar o seu copo muito tempo vazio, vão estar sempre a trazer mais pão quando acabar, trazer um sorvete de limão para limpar o palato entre refeições, ou limpar as migalhas da mesa.

Relaxe, não precisa ter medo dos empregados. Não esbraceje muito enquanto conversa para não bater num empregado ou virar uma bandeja, e aceite as sugestões que lhe são dadas. Por norma, as equipas do restaurante leem muito bem a sala e percebem logo quem “precisa de ajuda”. Se o ajudarem, agradeça e saboreie uma das refeições da sua vida...

 

O que vestir

Outro pormenor importante é o que vestir num hotel de 5 estrelas: nas áreas comuns é preciso vestir-se de acordo com o local, e se for ao restaurante ao jantar, o mais provável é que as senhoras sejam obrigadas a usar vestido de noite e os senhores casaco.

Mas se não levou um casaco na bagagem não se precisa preocupar, por norma, estes hotéis disponibilizam casacos, gravatas e camisas para os senhores e vestidos e sapatos para as senhoras que se esqueceram das normas da etiqueta.


Veja também: