8 dicas para fazer uma sala barata parecer caríssima

Uma sala barata não precisa ser feia ou aborrecida. Conheça as nossas dicas para ter uma sala cheia de estilo com pouco dinheiro.

8 dicas para fazer uma sala barata parecer caríssima
O truque: menos é mais

O seu orçamento apenas lhe permite uma sala barata mas quer sentir-se num ambiente cheio de glamour quando instalado no seu sofá? Vai ser preciso passar algumas horas a pesquisar pelos objetos que encaixem na sua carteira mas, se seguir estas dicas, vai conseguir um ambiente com um aspecto mais rico e sofisticado por pouco dinheiro. Apenas tem que cumprir esta regra de ouro: menos é muito mais!
 

8 truques para ter uma sala barata que parece ter custado o dobro 


1. Um canto verde

canto

Não, não vamos sugerir que pinte uma parede de verde ou que decore um espaço nestes tons. Nada disso! A nossa sugestão é bem mais simples e barata: plantas. Defina um espaço para colocar plantas, de várias espécies, tons de verde e estilos.

Para as encontrar a bom preço e assim conseguir uma sala barata mas bem decorada, visite os hortos locais onde não faltam boas opções por pouco dinheiro. 

 

2. Um bom tapete

tapete

Uma sala de estar sem um tapete fofo e confortável não está completa. É certo que este não é dos artigos mais baratos no mercado mas em lojas como a Ikea, a La Redoute, a Leroy Merlin ou a Superdecor, encontra tapetes de boas dimensões a um preço razoável. Se optar por um tapete com padrão mais facilmente consegue o efeito desejado.

 

3. Um espelho enorme

espelho

Coloque um espelho sobredimensionado numa das paredes, por cima da lareira ou de frente para uma janela para criar um ambiente mais luxuoso e maior. Sugerimos um espelho com uma moldura dourada (mas com pouco brilho!) ou em bronze.

Nada como uma área espaçosa para dar um aspecto caro a uma sala barata. É certo que é apenas uma ilusão de ótica mas o que seria da vida sem um pouco de magia?
 


4. Preto e branco

preto

Nada como um ambiente minimalista para dar um ar luxuoso a uma divisão. Se a ideia é ter um sala barata que parece cara, aqui tem a solução mais eficaz. Lembre-se: menos é mais, por isso, aposte numa decoração monocromática que ajudará a criar um espaço mais coerente e salpique-o com detalhes em madeira e pele para aquecer e enriquecer o ambiente.

 

5. Organização, limpeza e arrumação

organização

Estes três pilares aplicam-se nas mais diversas áreas da nossa vida e a decoração é apenas mais uma delas. Um espaço arrumado e limpo terá um ar mais apelativo e superior do que um outro carregado de tralha. Livre-se da desarrumação e das coisas supérfluos e tenha menos objetos que sejam o foco da decoração e possam brilhar.
 


6. Paredes bem pintadas 

paredes

Seja na cor que for, ter as paredes imaculadamente pintadas, vai dar um ar muito mais rico à sua sala. Naturalmente, com tons mais sóbrios e mate como cinzento, branco, bege, azul escuro ou preto vai conseguir um efeito mais luxuoso. Mas pode arriscar e fazer padrões sejam riscas ou de qualquer outro tipo com a ajuda de um stencil.

 

7. Aposte em texturas

textura

Inclua texturas na sua sala para dar uma dinâmica à divisão sem grande esforço. Por exemplo, peças em material natural são fáceis de encontrar, relativamente baratas e rapidamente criam o estímulo que a sala precisa para ganhar um pouco de personalidade e ficar ainda mais interessante. Ou misture peças contemporâneas com outras mais tradicionais.

 

8. Boa iluminação

iluminação

Aqui entre nós, a iluminação pode até nem ser boa, o que importa para o caso é que o candeeiro que escolher seja interessante quanto baste. Procure em flea markets ou na La Redoute onde, certamente, encontrará um candeeiro statement que vai fazer toda a diferença na sua sala. Pode poupar no resto para aqui investir um pouco mais - ou siga estas dicas

Veja também: