Como criar zonas de lazer para animais de estimação

Procura criar zonas de lazer para animais de estimação de forma económica? Damos-lhe 5 ideias sustentáveis, práticas e fáceis de recriar. Aventure-se!

Como criar zonas de lazer para animais de estimação
Mime os seus animais de estimação com zonas de lazer económicas

Gostaria de saber como criar algumas zonas de lazer para animais de estimação? Quer oferecer ao seu amigo de quatro patas o melhor, mas não sabe como fazê-lo de forma económica?

As opções são muitas quando se trata de DIY, “Do it yourself” ou, traduzindo, faça você mesmo! A ideia do DIY é, acima de tudo, que se reutilize materiais para lhes dar uma nova vida.

Desde madeira que, ao ganhar novas cores, se torna um novo móvel da casa, a t-shirts que servem de tendas para gatos, ou até mesmo baús com dupla funcionalidade para armazenar e servir a comida aos seus animais.

Deixe-se inspirar, pegue em tudo que já não usa, desde trapos a madeiras ou mobília, e procure seguir algumas das nossas sugestões.

Como criar facilmente 5 zonas de lazer para animais

Construir uma tenda para gatos

tenda para gato Fonte da imagem: Pondic

Material necessário:

  • 1 t-shirt
  • 2 cabides em arame
  • 1 caixa de cartão
  • 1 elástico, pedaço de corda ou linha

Como fazer:

Com pouco material e mesmo para quem não é dado a muito traquejo com trabalhos manuais, esta tenda para gatinhos é extremamente fácil de fazer! Utilize dois cabides de arame, corte-lhes o topo e molde-os em forma arredondada, encaixando-os na base em cartão.

Passe um arame por cima do outro e faça um nó, pode usar um elástico ou uma linha, só mesmo para assegurar que o gatinho possa estar seguro sem que a tenda se desfaça sobre ele.

Finalmente, “vista” estes dois arames com uma t-shirt que não dê muito uso ou até alguma com motivos de animais, que tenha comprado propositadamente para oferecer este lar alternativo ao seu gatinho. Fixe as mangas da t-shirt por baixo da tenda e voilá! Simples, não é?

Esta será certamente uma das zonas de lazer para animais de estimação que o seu gatinho mais irá gostar. Veja o tutorial.

Tornar inteligente o reservatório de comida

reservatorio de comida animaisFonte da imagem: Diy Grabber

Material necessário:

  • 1 Baú
  • 2 taças de comida de animal
  • 1 Bacia

Como fazer:

Se tiver por casa um baú velho, faça-lhe duas aberturas para colocar as duas taças, uma para a comida e outra para a bebida. Aproveite o baú para arrumação da própria comida, colocando-a no balde, para que seja mais fácil reabastecer as taças.

Ao manter tudo no mesmo local, evita fazer grandes deslocações pela casa à procura do saco da comida do seu animal. Evita desastres como, por exemplo, esbarrar o enorme saco de comida de animal numa esquina de um móvel e desperdiçar comida enquanto suja a sua casa. Não se sinta azarado, isto pode mesmo ser evitado a 100%.

Esta é outra das zonas de lazer para animais de estimação com uma grande aplicabilidade prática.

Fazer uma cama recorrendo a paletes

cama de cao em paletesFonte da imagem: pinterest

cao numa cama feita de paletesFonte da imagem: pinterest

Material necessário:

  • 1 ou mais paletes
  • 1 ou mais latas de tinta

Como fazer:

Neste caso, a simplicidade destaca-se. Reutilize velhas paletes às quais não dê uso algum, pinte-as e traga uma novidade ao seu lar e à vida do seu fiel amigo.

Não se esqueça ainda de acrescentar almofadas e roupa para que o seu amigo de quatro patas descanse e durma confortavelmente.

Preparar uma cama para o seu animal

cao numa cama feita de camisolasFonte da imagem: DIY Recycled

Material necessário:

  • 1 camisola de malha
  • 1 almofada
  • Linha e tesoura

Como fazer:

Para manter o seu animal num cantinho fofinho e quentinho, utilize uma das suas velhas suéteres de inverno e encha-a com uma almofada; poderá ainda recheá-la com alguns farrapos para dar volume e conforto.

De seguida cosa a abertura e enrole as duas mangas em volta da parte central onde colocou a almofada a servir de base. Por último cosa as mangas uma à outra.

Pode sempre dar-lhe um ar mais personalizado se, por exemplo, coser ainda o nome do seu bichinho. Ao customizar estas zonas de lazer para animais de estimação, estará a dar-lhes um toque muito mais pessoa.

Oferecer ao seu gato um “auto-arranhador”

auto arranhador e gato
Fonte da imagem: Catster

Material necessário:

  • 1 escova de pelo ou de lavar roupa
  • Cola ou pregos

Alternativamente:

  • Sisal/ráfia
  • Estrutura tubular

Como fazer: Se optar por usar uma escova, pregue-a à parede ou use cola para a fixar. Básico, prático e uma opção que o seu gato irá agradecer!

Caso opte pelo uso da corda de ráfia, use uma estrutura tubular onde possa enrolá-la. Ambas as opções são simples e servem para o mesmo efeito: serem um “auto-arranhador” para o seu gato.

Espreite este tutorial:

casa de gato em sisalFonte da imagem: Pet Warehouse Australia

Veja também: