10 dicas para férias com crianças na Disneyland Paris

Quer levar os seus filhos a conhecer o reino encantado da Disney? Antes de fazer as malas, confira as nossas sugestões para umas férias inesquecíveis.

10 dicas para férias com crianças na Disneyland Paris
Um mundo de fantasia que irá despertar a criança que há em si

Os filmes de animação do universo Disney fazem parte do imaginário de pais e filhos e poder mergulhar neste mundo de magia é um excelente programa familiar. Reunimos por isso dez dicas para férias com crianças na Disneyland Paris.

Seja fã do Mickey ou do Peter Pan, tenha filhos admiradores do Starwars ou meninas seguidoras da princesa Elsa do Frozen, de uma coisa pode ter a certeza: a viagem vai fazer as delícias de toda a família.

10 dicas para uma boa visita à Disneyland Paris

Fique alojado nos hotéis do parque

hoteis disneyland parisFonte da imagem: ebookers

Esta é uma das dicas mais preciosas para uns dias de férias com crianças na Disneyland Paris. Numa primeira abordagem, poderá pensar que compensa ficar em hotéis mais baratos um pouco afastados do parque, mas na verdade, tal opção é muito pouco prática. O parque – na realidade são dois parques, Parque Disneyland e Parque Walt Disney Studios – tem uma dimensão gigantesca e garantimos-lhe que tudo o que vai querer ao final do dia, é ter o hotel próximo.

Mas há outras vantagens: os hóspedes dos hotéis do parque podem entrar duas horas mais cedo para o recinto e a atmosfera de fantasia dos mesmos torna a estadia muito divertida. Para além disso, é provável que algumas personagens apareçam no hotel, ao pequeno-almoço, por exemplo, para uma sessão de fotos – confirme junto do hotel e saiba se é necessário reservar a presença junto da personagem. Ver hotéis >>

Leve roupa e calçado adequado

Prepare-se para fazer muitos quilómetros a pé. Se tiver crianças com seis ou sete anos que no dia a dia já não usam carrinho de passeio, equacione se não será melhor levá-lo. O uso de sapatilhas ou outro calçado confortável é fundamental, assim como adequar a roupa às condições meteorológicas. Consulte como irá estar o tempo e mesmo na primavera leve impermeáveis finos para todos. Não os deixe no hotel: leve-os na mochila, pois os hotéis ficam sempre a vários minutos a pé de distância.

Mantenha os miúdos entretidos

As filas de espera nas atrações são uma realidade. Se há diversões que não querem mesmo perder, aconselhamos que sejam as primeiras do dia a visitar: se as deixar para o fim – porque vai aproveitando as que estão livres, por exemplo – pode depois não ter energia para esperar na fila. Para entreter as crianças enquanto aguardam a sua vez, leve livros e pequenos jogos, ou aproveite para lhes dar um lanchinho.

E por falar em fila, saiba que há entretenimentos que permitem aos pais de bebés e crianças que ainda não podem aproveitar a experiência, que só um pai esteja na fila e que o outro possa aproveitar a diversão logo a seguir. Trata-se do Baby Switch e deve informar-se, junto da diversão desejada, se esta opção está disponível. Em algumas atrações existe ainda o serviço FASTPASS, de que falamos a seguir.

Aproveite o serviço Fastpass

fastpass disneyland parisFonte da imagem: partyhare

O FASTPASS é um serviço disponibilizado em alguns divertimentos, que lhe permite tirar uma senha com a hora a que poderá usufruir do divertimento sem ter de esperar na fila. No tempo que faltar para chegar à sua vez, poderá aproveitar outras atrações e atividades do parque. Só tem de chegar de novo à atração à hora marcada na senha e dirigir-se para o acesso FASTPASS. As senhas obtêm-se nas máquinas junto às diversões e deverá retirar uma senha para cada membro da família, introduzindo para isso os respetivos bilhetes do parque.

Leve na mala snacks e garrafas de água

Comer e beber no parque é, regra geral, muito caro. Se à hora das refeições terá mesmo de ser, pode sempre tentar poupar nos lanches e na água, levando-os consigo antes de entrar no parque. Pacotinhos de tostas e bolachas, garrafas de água e peças de fruta (estas surrupiadas no pequeno-almoço do hotel!), são itens a não esquecer.

Dica extra 1: leve garrafas reutilizáveis e encha-as no hotel todas as manhãs. Dica extra 2: opte por adquirir um plano de refeições antes de partir e assim as férias decorrerão com maior tranquilidade.

Não perca a parada nem o espetáculo noturno

parada disneyland parisFonte da imagem: Pixabay

O monumental desfile de personagens é uma das principais atrações do parque e nenhum visitante o quer perder. Acontece todos os dias às 17h00 e aconselhamos que se aproxime com antecedência da avenida principal, que sai do castelo da Bela Adormecida, para arranjar um bom lugar. E um bom lugar é, por exemplo, perto do local onde termina o desfile, quase ao pé da entrada do parque: obtêm-se uma ótima vista da parada e por norma é menos concorrido.

Se estiver vários dias no parque, pode optar por num dos dias não assistir à parada e aproveitar para usufruir de atrações concorridas, que a esta hora ficam mais livres. O espetáculo noturno, que inclui fogo de artifício, é igualmente mágico e tem início às 22h. Demora 30 minutos e, no final, como a afluência para a saída é grande, gera-se alguma confusão: de modo a evitá-la, saia cinco minutos antes do fim.

Antes da viagem, veja ou reveja alguns filmes

filmes disney

É bom chegar à Disneyland Paris já imbuído do espírito de fantasia e por dentro das principais histórias. Para isso, nada melhor do que ver e rever alguns filmes da Disney em família, antes da viagem, nomeadamente os mais antigos: Peter Pan, Dumbo, Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderella, Toy Story e Aladdin, por exemplo, sem esquecer, claro, alguns episódios do Mickey.

Antes de marcar a viagem, confira as férias escolares

Dois motivos para esta dica: se por um lado as suas crianças já andarem na escola e não quiser que faltem às aulas, informe-se atempadamente dos períodos de férias escolares dos seus filhos; por outro lado, se puder evitar ir à Disneyland Paris num período de férias escolares em França e/ou de países como a Bélgica, Holanda e Inglaterra, irá com certeza encontrar o parque com menos gente.

Reserve com antecedência

refeicoes com personagens disneyFonte da imagem: Simply Travel Direct

Este conselho é válido tanto para a viagem e para o hotel – se começar a planear a viagem com tempo poderá comparar promoções e ofertas das agências de viagem e conseguir os melhores preços – como também para as refeições, nomeadamente para os almoços, de modo a poder garantir que os seus miúdos vão poder brincar e tirar fotografias com algumas personagens, como o Mickey, o Pluto ou as princesas.

Os restaurantes que costumam ter incluída a presença de personagens são o Auberge de Cendrillon, o Buffalo Bill’s Wild West Show e o Café Mickey. As reservas de mesa podem ser feitas até dois meses antes da data ou na receção do hotel e são mais do que aconselháveis, mesmo que vá com um plano de refeições pré-adquirido.

Observe o mapa do parque com tempo

Dedique algumas horas a estudar o mapa, a assinalar as atrações favoritas e a fazer um roteiro para os vários dias. Ainda que o aconselhemos a ir de espírito aberto, consciente de que o plano pode sofrer alterações, é bom ir com uma ideia do que pretende ver e visitar. Não se esqueça de medir a altura dos seus filhos, pois há atrações onde é necessário ter uma altura mínima, e esteja atento aos atalhos do parque, que poderão fazer-lhe poupar tempo e pernas.

Dica final para umas boas férias com crianças na Disneyland Paris: informe-se sobre as atrações fechadas para manutenção, para que nem miúdos nem graúdos criem falsas expectativas.

Veja também: