Festa de aniversário barata e criativa: ideias para crianças e adultos

Descubra dicas e ideias para organizar uma festa de aniversário barata e criativa, para todas as idades.

Festa de aniversário barata e criativa: ideias para crianças e adultos
Feliz aniversário!

Se não sabe o que fazer na próxima festa de aniversário e o orçamento é limitado, inspire-se nestas ideias e, quem sabe, não encontra aqui uma que venha mesmo a calhar para marcar a diferença, economizando. Com a devida adaptação à idade e gostos do aniversariante, as seguintes dicas e ideias podem ser usadas numa festa de aniversário barata e criativa para qualquer idade.

7 dicas para organizar uma festa de aniversário barata e criativa

festa de aniversario

1. Local

Faça a festa em casa ou num espaço cedido gratuitamente (garagem, loja ou anexos de familiares ou amigos) ou ao ar livre (parque natural ou praia, por exemplo).

2. Decoração

Crie uma decoração elegante, divertida, colorida, mas simples, aproveitando o que já tem em casa, e não precisará de um investimento alto.

3. Convidados

Pense séria e atempadamente na lista de convidados, seja seletivo. Se é uma festa de crianças, para quê convidar todos os adultos?

4. Comida

Simplifique com a comida e faça compras com antecedência (aproveite as promoções) – mesmo online – para evitar despesa excessiva e desperdício.

5. Atividades

Planeie atividades, por exemplo, forme equipas para jogos tradicionais ou crie o espaço da playstation ou Wii, karaoke, dança, atividades desportivas, cantinho das adivinhas ou anedotas, organize o jogo do esconde-esconde, algo com o brinquedo do momento e terá, assim, uma tarde ocupada a baixo custo.

6. Convites

Envie convites utilizando a internet, em vez de gastar dinheiro em lindos convites de papel, que logo serão esquecidos e, na melhor das hipóteses, reciclados. E ainda tem uma atitude ecológica.

7. Horário

Marque a hora da festa entre as 14-17h, neste período de tempo os convidados não esperarão por uma grande refeição, antes por um lanche ou no máximo um lanche-jantar. No entanto, em qualquer das situações, quer a logística quer a despesa serão inferiores a, por exemplo, um almoço ou jantar, em casa ou fora.

Ideias para uma festa de aniversário original

flower power

Como todos sabemos, podemos viver experiências diferentes e divertidas sem gastar muito dinheiro. Use a criatividade, inspire-se ou use uma das seguintes ideias para ter uma festa de aniversário barata e criativa.

Defina um tema para a sua festa. Isto ajudá-lo-á na hora de escolher o local, cenário, decoração, indumentária e até a comida e atividades. Dependendo da idade e gostos do aniversariante, as possibilidades são imensas: festa da piscina; do pijama; festa branca; havaiana; popular ou festa com alguma das seguintes dicas.

Festa temática: série, filme ou livro favorito

Crie uma decoração totalmente inspirada numa série, filme ou livro favorito. Utilize os computadores ou TV para projetar imagens e colocar a banda sonora. Tente arranjar adereços ou roupas alusivas, bem como pinturas de rosto como as das personagens. Toda a decoração, o bolo, etc. seguirão a mesma linha.

Os fãs de Harry Potter ou das Crónicas de Nárnia iriam adorar uma festa de aniversário com inspiração total no seu filme e/ou livro favorito.

Para os adultos, a recriação dos ambientes de festa dos anos 20 inspirada, por exemplo, no filme Meia-noite em Paris; as aventuras do 007 ou a Guerra das Estrelas, poderiam ser uma possibilidade bem gira e animada. Geralmente os convidados alinham e trazem os adereços. Muitas vezes oferecem-se para trazer comida e bebida e também aqui poupa dinheiro.

Piquenique e/ou caminhada

Organize um piquenique ou uma caminhada seguida de piquenique e aproveite as lindas paisagens do nosso país. O Gerês, o Marão, os Passadiços do Paiva, a Serra da Arrábida são ótimas opções; junte um banho numa lagoa ou praia fluvial ou um passeio de cavalo ou jipe; um lanche simples e leve e terá, com certeza, um dia e festa de aniversário bem passados e com baixo custo.

Época

Organize uma festa inspirada numa época: medieval; anos 20/40; anos 60/70 com a temática flower power; música dos anos 80, entre outras. Este formato resulta sempre numa festa bem colorida e diferente. Com a colaboração dos convidados, que podem trazer adereços e indumentária, poupa dinheiro em cenário e decoração.

Baile de máscaras

O mistério e a brincadeira darão, com certeza, lugar a uma festa bem interessante.

Um passeio de barco

Há passeios turísticos de 2 ou 3 horas que não são muito caros. Se possível, associe música, sangria e um bolo para cantar os parabéns. E tem a receita para uma festa de aniversário original.

Caça ao tesouro, peddy ou rally papper

Caça ao tesouro para os mais novos, peddy ou mesmo rally papper para os mais velhos, seguido de um lanche, farão tardes ou dias de aniversário bem diferentes e animados.

Concursos de talentos

Inspire-se nos muitos concursos televisivos de talentos: música, culinária, imitação, etc. Organize as equipas e o júri. Para todas as idades, a diversão estará garantida.

Workshops

Contrate alguém para fazer um workshop particular (se tiver um conhecido que o faça a mais baixo preço ou gratuito, melhor). Se for um workshop de culinária, por exemplo, poderão preparar aí os petiscos, bolos ou um lanche saudável e já não tem que se preocupar nem gastar dinheiro com a comida. Fotografia, ciência, dança, etc., há workshops para todos os gostos.

Dica final

Por fim, uma nota muito importante: antes de organizar a festa e convidar as pessoas, pense em quanto quer ou pode gastar no total ou por pessoa e respeite esses limites. Depois, já tem aqui muitas dicas para organizar uma festa de aniversário barata e criativa.

Veja também: