8 festas e eventos de Amesterdão que não pode perder

Amesterdão é uma cidade vibrante durante todo o ano, no entanto, há alturas em que ganha um encanto especial. Descubra os eventos e as datas mais importantes.

8 festas e eventos de Amesterdão que não pode perder
O Festival da Luz é um dos mais importantes eventos de Amesterdão

A capital comercial e cultural dos Países Baixos é um destino de eleição para férias ou escapadinhas turísticas. E se ali não faltam atrações intemporais, também é verdade que as festas e eventos de Amsterdão conferem ainda mais charme a esta cidade cosmopolita.

Assim, aos canais românticos, à paixão pelas bicicletas, à vida boémia e à diversidade cultural, junte comemorações e acontecimentos especiais: a sua viagem tornar-se-á realmente inesquecível.


E as melhores festas e eventos de Amesterdão são...
 

Festival da Luz

Light Festival Amesterdão

Nesta lista de festas e eventos de Amesterdão a não perder, o nº1 tinha de estar reservado ao Amsterdam Light Festival. Artistas, arquitetos e designers juntam-se para criar um espetáulo único, com projeções e jogos de luzes absolutamente fantásticos.

Especialmente belos à noite, os trabalhos de luz podem ser apreciados andando a pé pelas áreas de instalação, ou então fazendo um passeio de barco, para uma experiência ainda mais memorável. Acontece no inverno, nos meses de dezembro e janeiro.

 

Dia Nacional da Tulipa

Dia Nacional da Tulipa Amesterdão

A tulipa é a flor nacional e um dos ex-libris da Holanda. Apesar de haver tributos às flores ao longo de todo o ano, em especial na primavera, quando é possível visitar os impressionantes campos de tulipas de Keukenhof, é no dia 21 de janeiro que se celebra esta criação da natureza e se assinala o início do seu ciclo anual.

Nesse dia, os criadores de tulipas montam um gigantesco jardim na Praça Dam e toda a gente é convidada a colher tulipas e a levá-las gratuitamente para casa. Paralelamente, há outras atividades e surgem sempre surpresas.

 

Dia do Rei

Dia do Rei Amesterdão

Comemora-se a 27 de abril em toda a Holanda, mas em Amesterdão as festividades assumem especial importância e dimensão.

Toda a gente sai à rua vestida de laranja, há diversos mercados de artigos em segunda mão e muitas atividades espalhadas pelas ruas, praças e canais: festas, performances, concertos, DJ sets e muito mais, naquela que é a maior festa popular da cidade e que assinala o nascimento do atual rei, Willem-Alexander.

 

Maratona

Maratona Amesterdão

Mesmo que não goste de colecionar maratonas ou o running não lhe diga muito, a verdade é que este tipo de eventos congrega cada vez mais pessoas e são verdadeiros pontos altos na vida da cidade.

A primeira maratona de Amesterdão realizou-se em 1928, sendo a segunda mais antiga da Holanda. Em 2017, este grande acontecimento desportivo acontecerá, como já é habitual, em outubro, e promete muita animação ao longo do caminho, com Dj’s e bandas de samba.

 

Gay Pride

Gay Pride Amesterdão

A Holanda, em especial a cidade de Amesterdão, é conhecida pela sua abertura e tolerância face à diferença, estejamos a falar de cor de pele, religião, nacionalidade ou orientação sexual. Assim, não é de estranhar que a capital holandesa seja o cenário das maiores manifestações de orgulho LGBT da Europa.

As marchas e os eventos paralelos acontecem sempre no final de julho/princípio de agosto, numa semana colorida e animada, que é aberta, contudo, a todo o tipo de pessoas. Destaque para a Parada do Canal, em que centenas de barcos coloridos fazem uma viagem exuberante pelo rio Amstel e os seus canais.

 

Vondelpark Open-Air Theatre

Vondelpark Open-air Theatre

Todos os anos, de maio a setembro, o parque Vondelpark - um dos pulmões da cidade - apresenta uma programação cultural eclética, que vai dos concertos de música clássica aos shows de cabaret, passando por teatro, musicais infantis ou stand-up comedy.

Falamos do Vondelpark Open-Hair Theatre, um grande palco montado num anfiteatro natural, ponto de encontro de verão dos habitantes de Amesterdão. Os espetáculos são gratuitos, ainda que a organização agradeça donativos.

 

Festival Fringe

Fringe Festival Amesterdão

Este festival dedicado às artes dramáticas e às performances cénicas, transforma a cidade num grande palco, tantos são os locais onde acontecem eventos e espetáculos, escolhidos pela diferença, inovação e capacidade de agarrar o público.

O Fringe realiza-se em setembro, por alturas de outro importante festival de teatro, o Festival Nacional de Teatro Holandês, que tem a particularidade de inserir na programação peças em inglês ou peças em que a língua não é uma barreira para ser compreendida pelos espetadores. Se gosta deste tipo de expressão artística, setembro é mesmo o mês ideal para visitar Amesterdão.

 

Mercados de Natal

Mercados Natal Amesterdão

Não há atmosfera natalícia mais envolvente do que a dos mercadinhos que se realizam um pouco por todas as cidades europeias. Por isso, nesta lista das melhores festas e eventos de Amesterdão, os seus mercados de Natal, especialmente apelativos, tinham de marcar presença.

Há diversos, espalhados pelas praças da cidade, e cada um tem o seu encanto. Em comum, as pitorescas bancas cheias de luzinhas e uma variedade enorme de produtos, com destaque para o artesanato e para os presentes “de comer”, tudo muito bem embalado e apresentado.

Há também pontos de venda de waffles, vinho e chocolate quente, entre muitas outras iguarias, e não faltam atrações para os mais novos, como carrosséis e ringues de patinagem.

À procura de alojamento em Amesterdão? Encontre o melhor hotel ao melhor preço! >>
 
Veja também: