Publicidade:

10 filmes italianos que precisa ver

Pipocas? Prepare também o spaghetti e as almôndegas, porque a maratona de filmes italianos vai começar! Confira a lista a com arranque na década de 40 e a acabar bem nos dias de hoje.

10 filmes italianos que precisa ver
Conheça o top dos filmes italianos, dos mais recentes aos clássicos

Romances, dramas, filmes de ação ou mistério: há de tudo um pouco no top dos melhores filmes italianos. Sim, a indústria cinematográfica não pertence apenas aos Estados Unidos e na Europa também se fazem filmes – e muito bons! Espreite as nossas sugestões.

TOP 10 dos melhores filmes italianos


1. A Vida é Bela (1998)

Este não só é um dos melhores filmes italianos como um dos melhores filmes de sempre. Passado na dura realidade da Segunda Guerra Mundial, um pai faz todos os possíveis para que o seu filho não se aperceba da triste e dura realidade em que vivem.

Realização: Roberto Benigni

2. Chama-me Pelo Teu Nome (2017)

Este filme é bem recente, de 2017 e conta a história de Elio, um jovem que está a passar um calmo verão em casa dos pais numa vila italiana. No entanto, tudo muda quando chega Oliver, um académico que veio ajudar a investigação do seu pai.

Realização: Luca Guadagnino

3. O Carteiro de Pablo Neruda (1994)

Pablo Neruda é um conceituado escritor que vai viver para uma pequena ilha italiana. No entanto, começa a haver tanta correspondência endereçada ao escritor que é necessário contratar mais um carteiro com a tarefa de entregar as inúmeras cartas que chegam para Neruda. Aos poucos, o carteiro apaixona-se pela poesia do escritor e utiliza-a para as suas próprias conquistas.

Realização: Massimo Troisi, Michael Radford

4. A Grande Beleza (2013)

Mais um dos filmes italianos modernos obrigatórios. Esta é a história de um jornalista que integrou durante anos a suntuosa vida noturna de Roma por décadas. Ao completar 65 anos, decide parar e fazer uma grande análise da sua vida.

Realização: Paolo Sorrentino

5. O Quarto do Filho

Esta trama conta a história de um psicanalista e da sua família a lutar para superarem o trauma da morte acidental de um dos filhos. O pai sente-se culpado, a mãe e a irmã estão cada vez mais deprimidos mas surge uma visita inesperada que força a família a confrontar os seus sentimentos.

Realização: Nanni Moretti

6. Ladrões de Bicicletas (1948)

Esta é a história de um desempregado que fica eufórico quando finalmente encontra trabalho, mesmo sendo a simplesmente colocar cartazes pela cidade de Roma, destruída pela guerra. Também a sua mulher trabalha a vender lençóis da família. E trabalham afincadamente para recuperar a bicicleta penhorada de Antonio – só assim ele poderá colocar os cartazes… No entanto, a bicicleta é roubada: está instalado o desastre!

Realização: Vittorio De Sica

7. A Doce Vida (1960)

Do mítico Fellini, um dos melhores filmes italianos decorre em Roma, no início dos anos de 1960. Um jornalista vive rodeado de celebridades, ricos e supostos VIPS. No entanto, começa a perceber que está num marcado por um vazio existencial e tenta encontrar um novo sentido para a vida.

Realização: Federico Fellini

8. Cinema Paraíso (1988)

Este era um dos filmes italianos obrigatórios em quase todas as escolas e é uma obra prima. O pequeno Toto apaixona-se pelo mundo do cinema e constrói uma grande relação de amizade com o projecionista de sua pequena cidade. Passados largos anos, e já adulto e um cineasta bem-sucedido, Toto volta a lembrar a infância ao descobrir que este seu velho amigo havia falecido.

Realização: Giuseppe Tornatore

9. Rocco e Seus Irmãos (1960)

Rosaria é viúva, mãe de cinco filhos, e muda-se de uma pequena vila para Milão para conquistar uma vida melhor com quatro deles. Vincenzo, o quinto filho, já vivia em Milão. Contudo, a família enfrenta vários problemas de integração e de mesmo de sobrevivência. Além disso, a paixão comum por uma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.

Realização: Luchino Visconti

10. O Bom, o Mau e o Vilão (1966)

Este é um dos filmes italianos que tem mesmo de ver. Passa-se durante a Guerra Civil Americana e conta a história de três personagens que juntam forças para encontrar um tesouro escondido. Cada um deles conhece apenas uma parte da localização da fortuna, o que força essa parceria, mas o problema é que nenhum deles pretende dividir a mesma.

Realização: Sergio Leone

Veja também: