Como obter financiamento para uma startup

Conheça as medidas de financiamento do programa Startup Portugal. Saiba como obter financiamento para a sua startup.

Como obter financiamento para uma startup
Conheça 5 alternativas.

Obter financiamento para uma startup tornou-se mais fácil em Portugal. Uma das apostas do Governo de António Costa passa precisamente pela promoção do empreendedorismo, criando, nesse âmbito, o programa Startup Portugal. A estratégia deste programa conta com 15 novas medidas de fomento ao empreendedorismo, sendo que cinco deles estão direcionadas ao financiamento para startup. Conheça as novas medidas de financiamento para startups.
 

5 formas de obter financiamento para uma startup

Eis as cinco medidas, lançadas pelo Governo em março de 2016, inseridas no programa estratégico de impulso ao empreendedorismo, denominado ‘Startup Portugal’, dirigidas ao financiamento de negócios startups:

 

1. Equity crowdfunding e peer-to-peer

No âmbito do programa de Estratégia Nacional para o Empreendedorismo pretende-se regulamentar novas formas de financiamento de startups. Com o equity crowdfunding os investidores podem investir capital e receber, em troca, uma quota de participação na empresa. Exemplo: plataforma “Seedrs”. Já o método de peer-to-peer permite aos cidadãos emprestar dinheiro a indivíduos e empresas recorrendo ao meio online. Exemplo: “Prosper”.

 

2. Linhas de co-financiamento com Business Angels

Pretende-se lançar estas linhas que funcionam como co-investimento (valor total de 60 milhões de euros de apoio). Os investidores (business angels — empreendedores individuais que disponibilizam capitais) interessados poderão fazer brevemente o registo nos formulários criados para o efeito.

 

3. Linhas de co-financiamento com Capitais de Risco

Idêntica à anterior, são linhas de apoio a fundos com capitais de risco (valor total de 400 milhões de euros de apoio). Pretende-se captar o interesse de fundos internacionais com know-how especializado em várias áreas de investimento. A seleção dos candidatos estará a cargo da Portugal Ventures e da PME Investimento.

 

4. Programa Semente

O lançamento do Programa Semente é outra das medidas do programa estratégico de impulso ao empreendedorismo que pode proporcionar financiamento para startup. Esta medida (já fazia parte do programa do Governo) atribui benefícios fiscais aos investidores que invistam capital em startups na sua fase inicial (regime favorável de tributação das mais-valias obtidas), mas ainda não deverá entrar em vigor no presente ano civil.

 

5. Call For Entrepreneurship da Portugal Ventures

A entidade que gere o investimento público em startups vai manter o seu programa de apoio, mas os critérios deverão ser mais rigorosos. 


Veja também: