O que significa o fumo preto do escape?

Ninguém gosta de o ver, e dá para perceber que coisa boa não é, mas sabe o que significa o fumo preto do escape? É um problema que pode até dar direito a multa

O que significa o fumo preto do escape?
E quais as consequências.

Poupe até 250 euros por ano no seu Seguro AutomóvelJá nos aconteceu a todos, estarmos a conduzir e o carro da frente encher-nos a visão de fumo preto do escape, quase como se o carro estivesse a tossir para cima de nós. Mas na realidade, o que significa e o que implica este fumo preto?

É um problema comum de se ver, mas que nunca deve ser ignorado. As consequências podem ser bastante graves em termos financeiros.
 

O que significa o fumo?

O fumo preto do escape significa, na maior parte dos casos, que o motor está a beber em excesso, sendo o fumo derivado do combustível queimado. No entanto, podem ser outros problemas como desequilíbrio na relação ar/combustível, ou até mesmo uma sobrecarga no motor.

Este é um sinal óbvio de que algo se passa com o carro, e o melhor é dar um telefonema ao mecânico assim que possível para o carro ser visto. O fumo preto do escape indica problemas que não podem ser ignorados, não só por estar a queimar demasiado combustível, mas também pela poluição.

Se decidir ignorar pode acabar por ter problemas mais sérios no carro, ou pode ir apenas gastando mais combustível do que aquilo que deveria, dependendo dos casos. Seja como for, está em risco de levar com uma coima pela poluição que causa.
 

Quais as consequências?

Se não quiser mesmo falar com o mecânico por ele ser um chato, saiba que tem mesmo de ser, pois pode apanhar uma coima pesada em cima se o problema for abordado pelas autoridades.

O fumo preto, como a cor indica, é mau para a saúde de todos os que apanham com ele, e além de ser mau para as pessoas é mau para o meio ambiente e para Portugal. O fumo preto do escape ajuda a passar as quotas de poluição estabelecidas para o país pela União Europeia, o que significa que temos de pagar por isso.

De acordo com o artigo  79.º do Código da Estrada, a multa pela emissão de “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento” vai dos €120 até aos €600. Pode ter sorte e conseguir pagar a multa ás prestações, mas mesmo assim vai pesar no seu orçamento.

Se nota que o seu carro anda a dar banho de fumo preto aos outros, o melhor a fazer é tratar do problema assim que possível em vez de o deixar estar. Juntando a coima ao combustível a mais, é um problema que saí muito caro quando ignorado.

Proteja o seu carro e o seu bolso com o nosso Simulador de Seguro Automóvel


Veja também: